Declaração do Diretor Executivo do UNODC sobre o Dia Internacional das Mulheres

8 de março de 2013 - O Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, é uma data importante para celebrar as várias conquistas das mulheres, mas devemos também lembrar dos milhões de mulheres ao redor do mundo que ainda enfrentam violência, abuso e até mesmo assassinato.

A violência contra mulheres e meninas é umas das violações dos direitos humanos mais comuns que existe. Isso inclui abuso físico, sexual, psicológico e econômico atingindo todas as idades, raças, culturas, classes sociais e localidades.

A forma mais violenta e dramática de abuso contra a mulher é o assassinato, que está frequentemente ligado ao gênero. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estima que, em 2010, 84 mil mulheres foram vítimas de assassinato em todo o mundo. Isso representa 18% dos 468 mil homicídios daquele ano. Em muitos dos casos a vitíma foi morta por parceiros ou membros da própria família.

Outro fator importante é a imutabilidade desses crimes.  Enquanto a maioria dos tipos de homicídio variam de ano para ano, os crimes cometidos por parceiros e membros da família mostram menos variação. O resultado é uma forma de homicídio que está enraizada nas sociedades e comunidades de todo o mundo.

O assassinato é apenas a expressão máxima desse tipo de violência. Apesar dos avanços em alguns países, especialmente na área de legislação, milhões de mulheres continuam a denunciar experiências de abuso. Estima-se que seis a cada dez mulheres irão passar por situação de violência física, sexual, ou ambos, durante suas vidas.

Meu Escritório é um parceiro comprometido com a determinação da comunidade internacional de erradicar todas as formas de violência contra a mulher. Para chegar a esse objetivo é preciso desenvolver estratégias inovadoras de prevenção ao crime que sejam direcionadas também à violência doméstica.

No entanto, esse crime global precisa de uma resposta global. Precisamos trabalhar simultaneamente em todos os países e regiões do mundo para mudar percepções, além de desenvolver leis que promovam a igualdade de gêneros e o status da mulher na sociedade. Mulheres e meninas devem ser valorizadas e respeitadas em todos os setores de todas as sociedades.

De acordo com as estatísticas da UNODC, cerca de 18 mulheres são mortas todos os dias na Europa, sendo que 12 delas são vítimas de parceiros íntimos ou membros da família.

Não podemos permitir que esses assassinatos continuem. No Dia Internacional das Mulheres, eu peço a colaboração de nações, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado, além do público, para construir uma sociedade em que a mulher se sinta segura e protegida.

Yury Fedotov

Diretor Executivo do UNODC

Todas as notícias