Chefe do UNODC destaca importância da inclusão social como prevenção ao crime em visita a UPP no Rio de Janeiro

Segundo o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, a inclusão social e o desenvolvimento de comunidades devem estar no centro de ações de prevenção ao crime.

Fedotov (center) with Teixeira (left) and local boys at the Pavão-Pavãozinho/Cantagalo communities
Fedotov (centro) com Teixeira (esq.) e meninos na comunidade do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2013 - Fedotov visitou na tarde de hoje a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que atende as comunidades do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em Ipanema, desde dezembro de 2009. O Diretor Executivo do UNODC, que também é Subsecretário Geral da ONU, estava acompanhado pelo Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira; pelo Subsecretário de Relações Internacionais da Casa Civil, Pedro Spadalle; pelo Diretor da Divisão de Operações do UNODC, Aldo Lale-Demoz, e pelo Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.

Também participou da visita Eduarda La Rocqua, Presidente do Instituto Pereira Passos, uma organização responsável pela implementação do programa UPP Social - desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONU-Habitat - que se destina a aplicar medidas de inclusão social e acesso a cidadania nos territórios servidos pelas UPPs.

Após conhecer o Mirante da Paz, Fedotov caminhou pela comunidade até a base da UPP, onde assistiu a apresentações sobre os programas sociais e de segurança pública implementados no local. "É essencial garantirmos a inclusão social  e o desenvolvimento das comunidades como componente central nas ações de prevenção ao crime", disse Fedotov durante a visita, ao destacar os esforços do governo do Rio de Janeiro e da Polícia Militar na luta contra o crime organizado e o tráfico ilícito de drogas. "Eu vim ao Brasil para ver como as experiências bem-sucedidas de combate ao crime no Rio de Janeiro podem ser adaptadas em outros lugares com questões de segurança similares", completou ele.

Encontro com ex-traficantes do AfroReggae

Members of AfroReggae with Yury Fedotov, Zaqueu Teixeira and Rafael Franzini
Membros do AfroReggae com Yury Fedotov, Zaqueu Teixeira e Rafael Franzini

O Diretor Executivo do UNODC também conheceu o núcleo do Grupo Cultural AfroReggae, onde participou de um encontro com ex-integrantes de facções do narcotráfico do Rio de Janeiro e representantes da polícia do Estado, que formam duas iniciativas do AfroReggae: o talkshow Comandos e o projeto Empregabilidade.

O primeiro consiste numa proposta de interação e diálogo entre ex-traficantes, policiais e espectadores sobre temas relacionados a reintegração e transformação social, conscientizando o público ao reunir visões de mundo contrastantes através de uma ênfase na educação. Já o segundo projeto promove a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho e é liderado por ex-integrantes das facções Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigos dos Amigos. Desde seu início em 2008, o Empregabilidade criou cerca de 3.100 oportunidades de emprego.

Durante o encontro, Fedotov pôde conhecer as experiências de ex-criminosos como Washington Rimas, o Feijão, ex-integrante do Terceiro Comando que liderou o tráfico de drogas no complexo do Acari e hoje é consultor do AfroReggae. Francisco Monteiro, o Tuchinha,também contou sua história: ex-integrante do Comando Vermelho, ele chefiou o tráfico no Morro da Mangueira, chegou a passar 21 anos na prisão e hoje é consultor do projeto Empregabilidade.

Fedotov speaking at the meeting with AfroReggae. To his left: Feijão, Gaúcho and Civil Inspector Magalhães
Fedotov fala no encontro com o AfroReggae. Da esq. para dir.: Civil Inspector Magalhães, Gaúcho, Feijão, e Fedotov

Também participou do encontro Claudio Piúma, o Gaúcho, ex-membro da facção Comando Vermelho: "Eu vivi 40 anos no mundo do crime, e sei que nenhuma dessas pessoas quer estar ali. O passo mais difícil para sair da vida do crime é encontrar um caminho para se reintegrar à sociedade, à família, aos amigos, e viver uma vida em paz e feliz. Hoje o AfroReggae é esse caminho para muita gente".

"Foi muito importante ouvir em primeira mão histórias sobre a violência gerada pelo tráfico de drogas no Rio, e também de conhecer grandes exemplos de reabilitação", disse Fedotov, que também ressaltou a importância da participação de líderes comunitários como Gaúcho e Feijão em fóruns internacionais onde possam compartilhar essas experiências. Expressando seu apoio por iniciativas da sociedade civil como o AfroReggae, ele destacou a inovação dos projetos ao reunir comunidades, ex-criminosos e policiais para discutir os problemas criados pelo crime, armas e drogas ilícitas. "Iniciativas como essas são enormemente construtivas para o UNODC, já que podem oferecer um mapa de como reintegrar ex-traficantes de uma maneira eficaz e criativa como parte de intervenções de prevenção ao crime".

Fedotov and a local resident at the Pavão-Pavãozinho/Cantagalo communities
Fedotov e residente local na comunidade do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

Durante a visita à UPP, Fedotov também ressaltou o papel do UNODC de apoiar o fortalecimento da capacidade da polícia brasileira, desenvolver programas abrangentes de cuidado para crianças e jovens ameaçados pelas drogas, e trabalhar na prevenção da disseminação do HIV e de outras doenças entre populações vulneráveis. "O UNODC adota uma abordagem balanceada para assegurar que seus esforços nas áreas de aplicação da lei e da justiça criminal sejam complementados pelo trabalho no campo de prevenção e tratamento de drogas, sempre tendo como base os princípios de direitos humanos", explicou Fedotov.

O Diretor Executivo do UNODC está realizando sua primeira visita oficial ao país e irá amanhã para Brasília, onde participará do lançamento do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil. A agenda da missão de quatro dias de Fedotov inclui encontros com autoridades do governo brasileiro, representantes de organizações da sociedade civil e jornalistas para discutir questões relacionadas a tráfico de drogas, prevenção e tratamento do uso de drogas, crime organizado transnacional e tráfico de pessoas.

Informação relacionada:

Biografia - Yury Fedotov

Contato para imprensa brasileira e regional:

Ana Paula Canestrelli

Assessora de Comunicação - Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

anapaula.canestrelli@unodc.org

Tel: (+55 61) 3204-7206

Cel: (+55 61) 8143-4652

Contato para imprensa internacional:

David Dadge

Porta-voz - UNODC

david.dadge@unvienna.org

Tel: (+43 1) 26060-5629

Cel: (+43-699) 1459-5629

 

Todas as notícias