Novo relatório do UNODC analisa uso de pasta de cocaína no Peru

Lima, 20 de maio de 2013 - Um novo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) analisou pela primeira vez o problema e o impacto da pasta básica de cocaína no Peru - pasta de cocaína, PBC , pasta, basuco, pitillo ou paco, como é conhecida em partes da América do Sul  - desde sua aparição, há mais de quatro décadas. O abuso da PBC leva à dependência grave e tornou-se um problema crescente no Peru e em muitos países sul-americanos.

A PBC é um produto intermediário na produção de cocaína, em que as folhas de coca são misturadas com os produtos químicos industriais e solventes, tais como o ácido sulfúrico e o querosene. Os usuários geralmente fumam PBC, e a droga gera dependência física e psicológica grave dentro de algumas semanas de uso, tornando-se muito mais complexo e difícil de tratar do que o uso de opiáceos. O uso da PBC induz ainda mais a psicose e expõe os usuários a uma série de riscos à saúde, tais como falta de ar, ataque cardíaco, dano cerebral, infecções, bem como compartamento anti-social e até mesmo criminal. Em algumas partes da América do Sul, o uso da PBC criou sérios desafios para os sistemas de saúde pública.

Prontamente disponível e relativamente de baixo custo, o uso da PBC traz o risco de criar uma epidemia de saúde potencialmente explosiva com graves consequências sociais. O relatório, produzido no Peru pelo UNODC e pela Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (DEVIDA) mostra que seis em cada dez usuários de PBC no país desenvolvem problemas de dependência de drogas. Constatou-se que, entre os menores infratores no país, 21,8% declararam alta prevalência de uso da PBC, e com a idade de início de consumo tão baixa quanto 13 anos, o potencial de dependência em grande escala é alta. Além disso, anteriormente considerada "droga do homem pobre" devido a seu baixo custo, o uso da PBC não está mais concentrado entre os usuários de baixa renda, uma vez que durante as duas últimas décadas o número de usuários abastados aumentou.

O relatório foi produzido com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o uso da PBC e suas implicações para a sociedade peruana, a fim de informar as estratégias para promover políticas de prevenção e tratamento no país. "O uso de drogas ilícitas e de dependência é um problema de saúde pública", disse o representante do UNODC no Peru, Flavio Mirella. "Dada a dimensão do problema da PBC no Peru, nós encorajamos o governo e seus parceiros a desenvolver estratégias de prevenção para desencorajar a sua utilização e disponibilizar opções de tratamento que respeitem os direitos humanos e que sejam projetados de acordo com as necessidades dos viciados", concluiu ele.

Informação relacionada:

Pasta Básica de Cocaína: Cuatro décadas de historia, actualidad y desafíos (em espanhol)

Escritório do UNODC Peru e Equador

Todas as notícias