Sistema de alerta antecipado do UNODC registra aumento rápido de drogas legais em 2013

NPS

Viena,  4 de outubro de 2013 - Em meio a números que mostram um aumento acentuado de novas substâncias psicoativas (NSP), especialistas internacionais se reuniram em setembro para discutir esse desafio crescente. Nos últimos 12 meses, o número de NSP reportadas ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aumentou 41%, de 251 para 354, enquanto o número de países que relaram a detecção dessas substâncias subiu de 70 a 90.

Comercializadas como "drogas legais" ou "designer drugs" e vendidas abertamente, inclusive por meio da internet, as fórmulas das NSP estão superando os esforços de controle internacional. Os criminosos foram rápidos ao entrar nesse mercado lucrativo. Não submetidas a controles e, portanto, ainda não testadas quanto à segurança, o seu potencial para o dano é muito maior do que o de drogas tradicionais.

O Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, assinalou a urgência de reagir a esta tendência: "Os efeitos adversos da NSP são mal compreendidos e representam um risco para a saúde global. Ação concertada da comunidade internacional é uma necessidade urgente para impedir a fabricação, o tráfico e o abuso dessas drogas. O UNODC está desempenhando um papel de liderança para enfrentar este desafio com o lançamento de um sistema de consulta e alerta antecipado para as NSP, que é o primeiro ponto de referência global sobre essas substâncias".

O encontro reuniu algumas das organizações líderes do mundo que trabalham para enfrentar esta ameaça, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecente, a Organização Mundial das Alfândegas, a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, bem como especialistas de 22 países.

Durante a reunião em Viena, na Áustria, os especialistas reconheceram que, embora as atuais convenções internacionais de drogas tenham todas as ferramentas necessárias para lidar com as NSP, acompanhar e controlar essas substâncias ainda é um desafio. A OMS, que recomenda o controle ou inclusão de novas substâncias potencialmente nocivas em listas das convenções de drogas, se comprometeu a priorizar as substâncias a serem avaliadas e a alinhar seu processo de revisão com as reuniões da Comissão de Narcóticos para uma resposta mais rápida.

Em junho de 2013, o UNODC lançou um sistema de consulta e alerta antecipado para as NSP. O portal oferece informações atualizadas e técnicas validadas de identificação, incluindo as estruturas químicas, bem como os efeitos adversos relatados. Ele também compila diferentes tipos de medidas legislativas tomadas até agora para responder ao desafio a nível nacional, bem como estudos sobre toxicologia, uso e tratamento das NSP.

No mesmo mês, o Relatório Mundial sobre Drogas 2013 destacou que, embora o uso de drogas tradicionais como heroína e cocaína pareça estar em declínio em algumas partes do mundo, o abuso de medicamentos prescritos e de NSP está crescendo. Pela primeira vez, o número de NSP (251 em meados de 2012) ultrapassou o número total de substâncias sob controle internacional (234), o que representa um desafio imprevisto aos Estados-Membros para enfrentar o problema mundial das drogas.

Informação relacionada (em inglês):

Métodos recomendados para a identificação e análise dos receptores agonistas de canabinóides sintéticos em materiais apreendidos

Métodos recomendados para a identificação e análise de piperazinas em materiais apreendidos

Relatório Mundial sobre Drogas 2013

Poster: Categorias de Novas Substâncias Psicoativas vendidas no mercado

Todas as notícias