Famílias do Distrito Federal participam de formatura ao final de projeto de prevenção do uso de drogas

Famílias e profissionais durante a formatura

Brasília, 5 de novembro de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) encerrou ontem um projeto-piloto de prevenção do uso de drogas baseado no fortalecimento das relações entre famílias com crianças de dois a cinco anos de idade.

Entre pais, tios, avôs, crianças e equipes responsáveis pela implementação do projeto no Distrito Federal, centenas de pessoas encheram o centro cultural do Tagua Parque, em Taguatinga, para a cerimônia de formatura realizada na noite de segunda-feira.

Ana Paula estava lá com seus quatro filhos: Vitória, de seis anos; Ludmila, de quatro; Daniel, de três; e Alexandre, prestes a completar um ano de idade. "O pequeno foi o que se destacou mais. Ele se soltava todinho, brincava muito, ficava se jogando", disse ela sobre os encontros semanais dos quais participou com os filhos nos últimos dois meses, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que atende a comunidade de Samambaia.

Ana Paula e os filhos recebem certificado de Saidel

Durante os encontros, os participantes faziam uma refeição juntos e realizavam diversas atividades. Ao estimular a interação entre pais e filhos e também entre famílias de uma mesma comunidade, o projeto buscou fortalecer as relações familiares para promover o desenvolvimento das crianças e prevenir comportamentos de risco mais tarde em suas vidas, como o abuso de drogas e a violência. As sessões também abordaram o tema do abuso de drogas e foram conduzidas por equipes de assistentes sociais, professores e membros das próprias comunidades.

Ana Paula ficou sabendo do projeto por uma de suas irmãs e não perdeu nenhum dos oito encontros realizados. "Fora as minhas duas irmãs, que também participaram, eu não conhecia ninguém, então foi bom para fazer novas amizades. Eu fui sem saber de nada, pensava que era uma festinha, mas depois vi que era tipo uma aula para as crianças: elas enchiam balõezinhos, faziam colares, pintavam, desenhavam", contou ela.

Silvana também participou dos encontros no CRAS Samambaia com seus filhos. "Eu aprendi muito nesses meses em que eu convivi com várias famílias, cada uma com sua história de vida. Todas as pessoas chegam aqui com grandes problemas, e tem pessoas que chegam aqui com problemas maiores que os nossos", disse ela ao receber seu certificado. "Estou muito feliz por ter participado e aprendido os valores das famílias".

As famílias de Ana Paula e Silvana estavam entre as 59 que participaram da formatura, incluindo participantes dos CRAS que atendem as comunidades Estrutural e Sol Nascente, além de Samambaia. O CRAS que atende a comunidade de Planaltina também implementou o projeto até o final de outubro, com outras 19 famílias recebendo certificados de participação. Para receber o certificado, as famílias precisaram comparecer a pelo menos seis dos oito encontros realizados.

Resultados concretos e continuidade

Franzini anuncia capacitação de treinadores na metodologia do projeto-piloto para 2014

O projeto-piloto foi resultado de uma parceria entre o UNODC, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do Distrito Federal. O Secretário da Sedest, Daniel Saidel, prestigiou a formatura ontem ao lado do Subsecretário de Políticas sobre Drogas da Sejus, Leonardo Moreira, e da Assessora Técnica da Senad, Naiá Brillinger.

O Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, também participou da entrega de certificados: "Quando chegamos aqui e vemos as famílias e as comunidades que se beneficiam do nosso trabalho, é aí que vemos que isto vale a pena ser feito. O UNODC irá realizar mais uma capacitação de treinadores em 2014, para que seja possível replicar essa metodologia e dar continuidade ao projeto-piloto".

A Subsecretária de Assistência Social da Sedest, Adriana Carvalho, contou que recebeu um retorno muito positivo dos profissionais que implementaram o projeto nos CRAS: "Eles conseguiram finalmente alcançar algumas famílias que estavam tentando atingir há muito tempo, mas sem sucesso". Segundo ela, as equipes ficaram muito satisfeitas por conseguirem rapidamente resultados mais concretos do que estavam alcançando com outros trabalhos.

"Trabalhar com famílias é algo muito complexo, mas a metodologia deste projeto tem um escopo acadêmico bem estruturado. Os profissionais se sentiram muito valorizados por receberem capacitação em algo que é comprovado cientificamente e que mostra resultados na prática. O mais importante ao final de tudo foi o empoderamento que observamos, tanto nas mãos dos pais, mães e responsáveis pelas famílias que participaram, quanto nas mãos dos profissionais que implementaram as atividades", disse Carvalho.

A metodologia do projeto já foi implementada pelo UNODC como parte do programa global Family Skills (Habilidades para a vida, em tradução livre), que já atingiu mais de 5.000 famílias em quase 20 países. Avaliações indicam que cerca de 80% das famílias participantes comparecem a todos os encontros e mantêm contato com outras famílias ao fim do projeto. Resultados como aumento de sociabilidade, melhora no desempenho escolar das crianças e maior envolvimento dos pais nas escolas, além de redução de conflitos, comportamentos agressivos e ansiedade também foram observados.

Informações relacionadas:

Programas de treinamento de habilidades familiares para prevenção do abuso de drogas (em inglês)

Famílias do DF participam do primeiro dia de atividades de projeto-piloto do UNODC para prevenção do uso de drogas (em português, inglês e espanhol)

Todas as notícias