UNODC e OEA realizam no Paraguai Oficina de Investigação Simulada de um Caso de Corrupção e Lavagem de Dinheiro

Assunção, 14 de Novembro de 2014 - Com a participação de mais de 40 representantes de diversas instituições públicas, foi realizada, em Assunção, a Oficina de Investigação Simulada de um caso de Lavagem de Dinheiro e Corrupção, entre os dias 10 e 13 de novembro. A oficina foi promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Abertura do evento

A inauguração do evento contou com a presença de José Manuel Martínez, Assessor senior UNODC Paraguai, Nivio Nascimento, Oficial de programa UNODC Brasil, Norberto Gamarra, Coordenador de programa UNODC Paraguai, Indira Fernandes, especialista em Estado de Direito UNODC Brasil, e Maria Soledad Saldívar, Ministra - Diretora de Asuntos Especiais do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.

A atividade teve como objetivo oferecer técnicas inovadoras de investigação, que permitam aos operadores judiciais incorporar uma metodologia nova às suas práticas de coleta e análise de elementos materiais, evidência física e informação com vocação probatória para o julgamento. Também foi destacado o planejamento da investigação como ferramenta de efetividade e estratégia, assim como técnicas especiais de investigação, teoria do caso e argumentação própria do sistema penal com tendência acusatória.

Em paralelo à oficina, com a participação de 25 funcionários públicos, foi realizado o Seminário sobre o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, nos dias 11 e 12. O seminário contou com conferências sobre os mecanismos de proteção aos denunciantes e testemunhas de corrupção no âmbito penal, instrumentos e normativa de análise patrimonial de funcionários públicos, principais tipologias em matéria de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, entre outros.

     Oficina de Investigação Simulada

A oficina e o seminário formam parte de uma série de ações de capacitação dirigidas a agentes públicos judiciais e são implementadas no marco do Programa Nacional Integrado "Fortalecimento

do Estado de Direito, Segurança e Justiça no Paraguai", fomentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em conjunto com outras instituições do Estado. As atividades contaram com a presença de especialistas do Chile, Brasil, Colômbia, Peru e Paraguai.

As instituições paraguaias que colaboraram para a realização do evento foram o Poder Judicial, a Controladoria Geral da República, o Ministério Público, Ministério da Fazenda, Ministério do Interior, Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Bens (Seprelad), Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), Secretaria Nacional Anti Corrupção (SENAC), Policia Nacional e a Direção Nacional de Alfândega.

 

Todas as notícias