Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon no Dia Internacional Anticorrupção 

Ban Ki-moon

Nova York, 9 de dezembro de 2014 - "A corrupção é um fenômeno global que afeta mais os pobres, impede o crescimento econômico inclusivo e rouba fundos indispensáveis para os serviços mais essenciais. Do berço ao túmulo, milhões de pessoas são afetadas pela sombra da corrupção.

Neste Dia Internacional de Combate a Corrupção, pedimos às pessoas no mundo todo que se unam para "Quebrar a Corrente da Corrupção".

No próximo ano, o mundo vai acordar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015. Nosso objetivo é habilitar indivíduos e catalisar governos, o setor privado e a sociedade civil para ajudar a tirar milhões de pessoas da pobreza, proteger o planeta e atingir a prosperidade partilhada e a dignidade para todos. Eliminar a corrupção e seus impactos nocivos será crucial para nosso futuro bem-estar.

Para desmantelar os altos muros da corrupção, eu peço a cada nação que ratifique e implemente a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

As medidas inovadoras contidas na convenção, como a prevenção, criminalização, cooperação internacional e a recuperação de ativos. 

á tiveram importantes resultados, mas ainda há muito mais a ser feito. Os serviços públicos devem encorajar os mais altos padrões de integridade e assegurar que nomeações sejam feitas por méritos. Os servidores públicos, assim como os oficiais eleitos, devem ser guiados pela ética, transparência e pela responsabilidade.

O setor privado também tem um papel crucial. Bom comportamento é um bom negócio. Os grupos de negócios podem converter a ação anticorrupção em um apoio sólido ao desenvolvimento sustentável.

Eu convoco a todos para ajudar a acabar com a corrupção, e que estejamos unidos para a justiça e equidade. O mundo e as pessoas não podem mais suportar, nem tolerar, a corrupção".  

Todas as notícias