UNODC visita programas parceiros em São Paulo, celebrando o êxito das parcerias

Brasília, 05 de Fevereiro de 2015 - No dia 20 de janeiro, Monica Beg chefe da unidade de HIV do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em Viena, esteve em São Paulo para conhecer as ações do Programa Municipal de DST/Aids.

O objetivo da parceria entre UNODC e o Programa Municipal de DST/Aids é dar apoio às ações de resposta ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com foco nos contextos de vulnerabilidade ao uso de álcool e outras drogas, especialmente cocaínas fumadas.

No mesmo dia, a equipe do UNODC, formada por Nara Santos, Oficial de Programa de HIV/Aids, e por Monica Beg, Chefe da Unidade de HIV do UNODC em Viena, visitou o Programa "De Braços Abertos", que completou um ano em janeiro. Este programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para dar atenção às pessoas que fazem uso de crack e que estão em situação de grande vulnerabilidade social.

O UNODC teve participação na elaboração do programa e tem apoiado as ações do Programa Municipal de DST, Aids entre pessoas atendidas pelo "De Braços Abertos". Em 2014, foi ofertada a testagem para o HIV e para a Sífilis. De 218 testes de HIV, 4% deram positivo, e dos 144 testes de sífilis, 26,4% tiveram resultado positivo. Todos os casos positivos foram encaminhados ao serviço de saúde, que é parte do programa.

Saiba mais

Primeiro ano do programa

O programa "De Braços Abertos", implementado pela Prefeitura de São Paulo na região da Luz, no centro da capital, completa um ano neste mês com números acompanhados pela redução no chamado "fluxo" de pessoas que usam drogas estimada em 80% e queda da criminalidade na região. O programa tem hoje 453 beneficiários cadastrados e soma mais de 54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos realizados, além de 599 atendimentos odontológicos. São 21 beneficiários já em processo de autonomia e trabalhando fora do programa, com outros 321 nas frentes de trabalho de varrição de ruas e limpeza de praças.

Antes da implantação do projeto, a região popularmente conhecida como Cracolândia recebia diariamente cerca de 1.500 pessoas que usam drogas, que faziam uso do crack a céu aberto em diversos pontos. Atualmente, de acordo com o Secretaria Municipal de Saúde, o fluxo, como é chamada a cena de uso de drogas, está concentrado apenas na região da Alameda Cleveland com a Rua Helvetia e recebe em média 300 pessoas por dia - uma redução de 80% ao longo dos últimos 12 meses.    

Assistência social

Mais de 490 pessoas conseguiram novos documentos ao longo do ano passado, as crianças foram inseridas em creches, e 18 beneficiários ingressaram em cursos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
As equipes de assistência social acompanham de perto cada um dos beneficiários e famílias que integram o programa, realizando os encaminhamentos necessários junto às áreas parceiras. As crianças, por exemplo, são encaminhadas para creches e escolas da rede municipal e para os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) para atividades no contraturno. Visando o resgate da cidadania, a regularização dos documentos dos participantes é também providenciada junto ao Trabalho. Além disso, os agentes atuam constantemente na tentativa de criar ou resgatar vínculos entre os beneficiários e suas famílias.

Um ano do programa "De Braços Abertos" em números

453 beneficiários cadastrados
54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos
599 atendimentos odontológicos
21 beneficiários em processo de autonomia e trabalhando fora do programa.
321 trabalhando no serviço de varrição de ruas e limpeza de praças
490 pessoas conseguiram novos documentos
Redução de 80% no fluxo de usuários a longo dos últimos 12 meses
2.486 pedras de crack apreendidas pela Guarda Civil Municipal

Dados da Polícia Militar:
Diminuição de 50% nos furtos de veículo na região em relação ao ano anterior, antes da implantação do programa
Queda de 33% no registro de furto a pessoas
Número 83% maior de prisões por tráfico de entorpecentes

Para saber mais, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.

Com informações do site da Prefeitura de São Paulo: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5240#ad-image-0

Todas as histórias