Participante do programa Jovem de expressão representou o Brasil no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas em Nova York

Wagner da Silva no Fórum da Juventude

Brasília, 09 de Fevereiro de 2015 - Entre os dias 02 e 03 de fevereiro, um jovem brasileiro de Ceilândia, no Distrito Federal, representou o Brasil no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas(ECOSOC). A convite do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Wagner da Silva Pereira foi à sede da ONU em Nova York para ouvir e compartilhar experiências com outros jovens do mundo todo.

"Foi muito emocionante participar de um fórum de discussão a nível mundial", afirmou Wagner. Segundo ele, "o mais importante dessa experiência foi a troca de experiências e relatos entre jovens de todo o mundo sobre temas tão diversos e relevantes. Participar de um evento desse porte e trazer essas vivencias e narrativas agregam muito ao projeto".

Durante o Fórum, foram discutidos os novos objetivos que as Nações Unidas estão desenvolvendo em conjunto com os estados-membros da organização. São os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vem para reposicionar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem finalizados em 2015. Já foram acordados 17 objetivos e suas respectivas metas.

Grupo de trabalho

Os jovens tiveram a oportunidade de discutir sobre os 17 objetivos dentro de grupos de trabalho. Cada grupo de trabalho tratava de um tema e era composto por 10 a 15 membros. "Dentro desses grupos de trabalho a gente primeiro fazia a problematização do tema, ou seja, identificava quais eram as falhas e o que poderia ser melhorado. Depois, a gente propôs algumas soluções que foram apresentadas para todo mundo no final da conferência".

A participação do representante brasileiro teve como foco o objetivo 16: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. O objetivo 16 representa uma novidade, uma vez que o tema da violência não integrou os Objetivos do Milênio. Nesse contexto, o Brasil tem chamado a atenção da opinião pública internacional pelo número absoluto de homicídios, totalizando aproximadamente 50 mil mortes por ano.

Ele se preparou durante um mês para chegar à reunião com argumentos, dados e ideias para enfrentar a violência que afeta e tira a vida de milhares de jovens todos os anos em território brasileiro.

Wagner participa de um projeto social com cerca de 300 jovens do Programa Jovem de Expressão, coordenado pelo UNODC, Caixa Seguradora e pela Rede Urbana de Ações Socioculturais. Ele é coordenador do Espaço Colaborativo, que busca fomentar iniciativas empreendedoras dos participantes do programa, principalmente as que sejam relacionadas com a cultura urbana.

Com um inglês bastante desenvolto, Wagner está cursando o segundo ano de Letras/Tradução Português-Inglês pela Universidade de Brasília e conta que seu dia a dia pode não ser nada fácil: "Tem dias que eu chego a pegar nove ônibus, entre sair de casa no Riacho Fundo II, ir pra aula, ir pro projeto na Ceilândia, voltar pras aulas da tarde e, finalmente, ir pra casa e descansar."

Wagner também é Coordenador do Núcleo de Esportes de Ação da RUAS e atual produtor geral do campeonato de skate DFSTREET. Foi por meio do campeonato que Wagner teve seu primeiro contato com a instituição em 2010.

Saiba mais sobre o Fórum da Juventude

Em julho de 2015, os estados-membros, legisladores, organizações da sociedade civil, representantes da academia e do setor privado se reunirão em Nova Iorque durante o segmento de alto nível do United Nations Economic and Social Council (ECOSOC), para dar atenção ao tema do Annual Ministerial Review (AMR) "Gerenciar a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): o que será necessário?" O sistema do ECOSOC deverá considerar este tema durante os trabalhos realizados para o ciclo 2014-2015, incluindo os organismos subsidiários ao Conselho. Também será o foco de eventos informais do Conselho, incluindo parcerias e os Fóruns da Juventude ( Youth Fora).

Para dar voz à juventude nesta discussão, ECOSOC realizará um Youth Forum nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2015. A ideia é maximizar o engajamento dos jovens na transição dos ODM para os ODS. O Fórum precederá a 53ª Sessão da Comissão para Desenvolvimento Social (CsocD) organizada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, e pela Missão para a Juventude do Escritório do Secretariado Geral das Nações Unidas, em colaboração com membros da Rede Inter-agencial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Juvenil.

Todas as histórias