Revista Internacional sobre Políticas de Drogas aborda Drogas e HIV do ponto de vista da redução de danos

Brasília, 20 de Fevereiro de 2015 - Ciência voltada para Drogas e HIV: O Estado de Arte da Redução de Danos foi o tema do volume 26 da Revista Internacional sobre Políticas de Drogas, da Editora Elsevier e editada pela London School. A publicação do volume foi financiada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O volume reúne 6 artigos e 1 Enunciado Científico que foram produzidos a partir de artigos temáticos e discussões que ocorreram em Março de 2014, em Viena, durante uma consulta científica intitulada "Ciência voltada para Drogas e HIV: Estado de Arte". Participaram da consulta diversos especialistas que discutiram os últimos desenvolvimentos na prevenção e tratamento do HIV/Aids relacionados ao uso de drogas.

Os artigos que compõem o volume 26 da Revista tratam de temas que foram pré-estabelecidos pelo UNODC e parceiros da sociedade civil durante a consulta científica em Viena, sendo eles: 1) O custo-efetividade da redução de danos; 2) HIV, drogas e o meio legal; 3) Mulheres e Drogas; 4) Redução de Danos nas prisões; 5) Detenção compulsória como tratamento de drogas e seus impactos nos resultados do HIV; 6) Prevenção, tratamento e cuidados com a hepatite C entre pessoas que usam drogas injetáveis.

Saiba Mais:

O uso desprotegido de drogas injetáveis continua a impulsionar a epidemia de HIV em diversos países. O UNODC, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial estimam que existem aproximadamente 12.7 milhões de pessoas que usam drogas injetáveis ao redor do mundo, dentre as quais 13% ou 1.7 milhões de pessoas estão vivendo com HIV. Como resposta ao HIV entre pessoas que usam drogas injetáveis, a OMS, o UNODC e a UNAIDS recomendam a estratégia de redução de danos que se propõe a reduzir o risco de adquirir e melhorar o tratamento do HIV, Hepatites e Tuberculose.

Todas as notícias