Em visita ao Paraguai, Ban Ki-moon destaca a luta contra o tráfico de drogas e crime organizado

Ban Ki-Moon e representantes

Assunção, 03 de março de 2015 - Em uma visita oficial à região sul-americana, a mais alta autoridade das Nações Unidas, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, esteve no Paraguai e no Chile e desenvolveu uma agenda intensa no Paraguai durante os dias 25 e 26 de fevereiro. A agenda incluiu reuniões e encontros com autoridades nacionais, da sociedade civil e com a equipe das Nações Unidas no país, incluindo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Paraguai. Este encontro contou com a participação do Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil e Cone Sul, Rafael Franzini.

Numa coletiva de imprensa, Ban Ki-moon observou os passos importantes que o país está tomando na luta contra o tráfico de drogas. "O Paraguai também vem somando esforços com a comunidade internacional no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado", disse ele. Ele também mencionou os avanços significativos na melhoria do acesso da população à educação, saúde, água potável, e reiterou a importância do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

É a segunda vez que um secretário-geral da ONU viaja ao Paraguai, sendo esta uma ocasião especial, pois coincide com o 70º aniversário da Organização das Nações Unidas.

     Reunião com representantes

Representante se reúne com autoridades parceiras do Programa Nacional Integrado

O Representante, Rafael Franzini, acompanhado da equipe do UNODC Paraguai, o conselheiro Sênior, Juan Manuel Martínez, e o coordenador do Programa, Norberto Gamarra, realizou visitas de cortesia e acompanhamento ao Programa Nacional Integrado "Reforço do Estado de Direito, Segurança e Justiça no Paraguai". Rafael e equipe se reuniram com o secretário executivo da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), Luis Rojas, e com a Ministra Secretária Executiva do Departamento Nacional Anticorrupção (SENAC), Soledad Quiñónez.

Reunião con SENAD  

Para o Programa Nacional Integrado, o UNODC Paraguai oferece assistência técnica em apoio às políticas e ações do governo nacional na luta contra o crime organizado em prol do fortalecimento do Estado de Direito.

Todas as notícias