Especialistas debatem indicadores do Pacto pela Vida em Brasília

Brasília, 08 de Abril de 2015 - "Acreditamos que programas baseados em evidências são a chave para tratar os problemas de segurança pública", afirmou o Oficial de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Nivio Nascimento, durante a cerimônia de abertura do workshop internacional "O papel dos indicadores no Pacto pela Vida do Distrito Federal". O workshop aconteceu nesta terça-feira, 7 de Abril, em Brasília e foi organizado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, em parceria com o UNODC e a Caixa Seguradora.

O evento teve como objetivo apresentar e debater formas de produção de dados e indicadores para o monitoramento de programas de segurança pública e prevenção à violência. A discussão pretende gerar insumos para o sistema de indicadores e metas que norteará as ações do programa que está sendo implantando no Distrito Federal.

Durante a cerimônia de abertura, o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, afirmou que o Pacto Pela Vida é uma metodologia de governança, pois na área de segurança pública boa parte dos problemas envolve um grande número de instituições, agências e secretarias no encaminhamento e solução de problemas. Portanto, é necessário que esse processo de governança seja construído de forma que sejamos capazes de coordenar e articular as ações de todos os envolvidos nas questões de segurança pública. O Secretário destacou ainda que "os objetivos do Pacto Pela Vida no DF são a redução de crimes violentos letais e intencionais e o aumento da sensação de segurança dos moradores".

Durante o evento foram realizadas palestras e estudos de casos sobre a segurança pública. A Investigadora em Delinquência e Justiça Penal do Centro de Excelência do UNODC no México, Alejandra Gomez, foi uma das palestrantes do evento. Além de apresentar o Centro de Excelência do UNODC no México e o trabalho por ele desenvolvido, Alejandra, também apresentou exemplos de boas práticas que podem contribuir com a criação do Pacto Pela Vida, com destaque para as pesquisas de vitimização e para a classificação internacional de crimes (ICSS).

O encontro reuniu representantes e especialistas de órgãos governamentais, membros da sociedade civil, profissionais da área e especialistas de diversas instituições.

Todas as histórias