UNODC ressalta o horror do tráfico humano a líderes de companhias aéreas 

8 de junho de 2017 - Enquanto as companhias aéreas despendem um enorme esforço para o bem, conectando as empresas aos mercados, reunindo famílias e amigos, promovendo turismo e intercâmbio cultural, seus serviços podem ser mal utilizados por criminosos para facilitar o tráfico de homens, mulheres e crianças.

Em suad falas na 73ª Reunião Geral Anual da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e na Cúpula Mundial de Transporte Aéreo, Jean-Luc Lemahieu, Diretor da Divisão de Análise de Políticas e Assuntos Públicos do UNODC, disse: "Como pai de 4 filhos, usar o termo 'tráfico de pessoas' no século 21 é francamente de partir o coração ".

"Conflito, crise, mudanças climáticas, pobreza, significam que 65,3 milhões de pessoas estão fugindo, deixando suas casas e abrigos para trás dentro de seus países ou através das fronteiras", continuou, acrescentando que, buscando oportunidades novas e incertas, longe dos familiares, muitos colocam-se, involuntariamente ou conscientemente, em posições muito arriscadas e vulneráveis.

Para ter avanços, os governos e as agências de aplicação da lei devem intensificar os esforços para identificar, investigar e processar aqueles que perpetram esses crimes terríveis, disse Alexandre de Juniac, diretor-geral da IATA. Apontando os últimos desdobramentos, ele reconheceu que mais companhias aéreas estão se envolvendo em iniciativas para combater o tráfico humano.

Segundo Lemahieu, o tráfico de seres humanos é um crime invisível, já que muitas vezes se mistura com fluxos de migração regulares. Por meio da campanha 'Coração Azul', o UNODC tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a situação das vítimas de tráfico humano e construir apoio político para combater os criminosos que estão por trás do tráfico. Como o primeiro país a participar da campanha em 2010, o México é um dos primeiros aliados da organização.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o tráfico de pessoas tem um volume de negócios de US$ 31 milhões por ano. Em qualquer momento, cerca de três em cada 1.000 pessoas em todo o mundo são submetidas a trabalhos forçados ou exploração sexual, somando US$ 150 milhões que vão para os criminosos.

Juniac também afirmou que a Associação trabalharia por meio da sua estrutura de governança para encontrar formas de auxiliar as companhias aéreas na luta contra o tráfico de pessoas.

Mike McCarty, vice-presidente sênior e gerente geral da CNN International, explicou por que uma grande companhia internacional decidiu se envolver em um assunto tão difícil e angustiante.

Com o Freedom Project, a CNN junta-se à luta para ampliar as vozes das vítimas da escravidão moderna, destacar histórias de sucesso e ajudar a desvendar o emaranhado das empresas criminosas que comercializam a vida humana.

A 73ª Reunião Geral Anual da IATA e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo reuniram mais de 1.000 delegados e mídia, além de representantes de cerca de 275 companhias aéreas em Cancun, no México.

We thank our UN Online Volunteer, Juliana Nogueira, for her contribution to the translation of this article".  Juliana is an online volunteer mobilised through www.onlinevolunteering.org

Todas as histórias