Evento no MJSP em comemoração ao Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas homenageia GLO.ACT

Brasília, 30 de julho de 2019 - Em cerimônia realizada nesta terça-feira (30), na Sala de Retratos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em comemoração ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o ministro Sergio Moro assinou  um termo de cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT)  para combater o tráfico de seres humanos.

Em discurso,  Moro disse que esse tipo de crime é tão danoso para sociedade quanto o tráfico de drogas e armas, e que os países devem se unir para combatê-lo.

Na sequência,  foi exibido um vídeo institucional com a retrospectiva das atividades desenvolvidas no âmbito do GLO.ACT (Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes), cujas atividades desse programa do UNODC foram encerradas neste mês de julho no Brasil.

Além do ministro de estado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o evento contou com a presença do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, secretário-geral de Relações Exteriores, Otávio Brandeli; presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Batista Brito Pereira e do Representante da Organização Internacional para as Migrações, Diego Beltrand e demais autoridades.

Tráfico de Pessoas

O tráfico de pessoas é um crime que atinge homens, mulheres e crianças que são explorados para diversos fins, como trabalho escravo e exploração sexual.

O UNODC  estima que o tráfico de pessoas atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo mundo e movimenta 32 bilhões de dólares. A cada ano, 25 mil pessoas são vítimas do crime.

Assim como em todo mundo, no Brasil mulheres e meninas são a grande parte das vítimas. Muitas vezes para exploração sexual e trabalho forçado. Um terço das vítimas de tráfico de pessoas é formado por crianças.  Mulheres e meninas representam 70% .

No Brasil e no mundo, está em vigor a  Campanha Coração Azul do UNODC, cujo objetivo  é chamar a atenção para a situação das vítimas do tráfico de pessoas e destacar a importância da proteção dos seus direitos.

Uma outra campanha foi lançada hoje para enfrentar esse crime pelo MPT, ONU Brasil e parceiros  #TodosContraOTráficoDePessoas .

Sobre a Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Tráfico Ilícito de Migrantes (GLO.ACT)

Iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019), de € 11 milhões, da União Européia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O projeto está sendo implementado em parceria com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O GLO.ACT visa a fornecer assistência a autoridades governamentais e organizações da sociedade civil em 13 países estrategicamente selecionados: Bielorrússia, Brasil, Colômbia, Egito, Quirguistão, Laos, Mali, Marrocos, Nepal, Níger, Paquistão, África do Sul, Ucrânia. O GLO.ACT trabalha com esses 13 países para planejar e implementar esforços estratégicos nacionais de combate ao tráfico e contrabando através de uma abordagem de prevenção, proteção, ação penal e parcerias. Além disso, apoia o desenvolvimento de respostas mais eficazes ao tráfico e ao contrabando, incluindo a prestação de assistência a vítimas de tráfico e migrantes vulneráveis por meio do fortalecimento de mecanismos de identificação, encaminhamento e apoio direto.

Para mais informações, acesse ao vídeo exibido na cerimônia.

*****

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais:   http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias