Crimes cibernéticos

Os crimes cibernéticos são uma forma de crime transnacional em expansão. Sua natureza complexa de crime que ocorre no ciberespaço, sem fronteiras, é agravada pelo crescente envolvimento de grupos do crime organizado. Cibercriminosos aproveitam-se do comportamento das pessoas online e acompanham novos fatos, como o da Covid-19.

Os perpetradores de crimes cibernéticos e suas vítimas podem estar localizados em diferentes regiões e os efeitos desses crimes podem atingir sociedades de todo o mundo, evidenciando a necessidade de dar uma resposta urgente, dinâmica e internacional a esse crime. 

O UNODC promove o reforço das capacidades dos Estados de combater, a longo prazo, os crimes cibernéticos por meio do apoio às estruturas e ações nacionais. Mais especificamente, o UNODC recorre aos seus conhecimentos especializados em sistemas de justiça penal para prestar assistência técnica no reforço das capacidades de prevenção e sensibilização, cooperação internacional e recolhimento de dados, pesquisa e análise de crimes cibernéticos.

Além disso, o UNODC possui programas que auxiliam os Estados-membros e a sociedade civil no combate aos crimes cibernéticos. Essas ferramentas do UNODC são: o Grupo Intergovernamental de Especialistas em Cibercrime; o Programa Global em Cibercrime, os quais prestam assistência técnica orientada principalmente aos países em desenvolvimento; e o Arquivo de Cibercrime do UNODC, desenvolvido como depósito central de legislações em crimes cibernéticos e lições tiradas de experiências anteriores para facilitar a avaliação contínua das necessidades e das capacidades de justiça penal e a prestação e coordenação de assistência técnica, e parte do Programa Global em Cibercrime.

As crianças também podem ser vítimas de abuso e exploração de crimes cibernéticos. Clique aqui para saber o que o UNODC preparou para elas.

Assim, obtenha fatos, não boatos e desinformação. Cibercriminosos estão por toda parte tentando explorar a crise do novo coronavírus, aproveitando-se das pessoas que estão em casa e dependem de soluções digitais para a manutenção de suas atividades diárias. Escolha com cautela suas fontes de referência sobre a Covid-19 e apenas acredite em informações vindas de fontes confiáveis.