Conheça mais sobre o Programa

O Programa Embaixadores da Juventude é uma iniciativa lançada em 2016 pelo UNODC, em parceria com o Instituto CNP Brasil. Por meio do desenvolvimento de competências pessoais/inter-relacionais/profissionais e do estímulo ao debate inclusivo e produtivo, o programa fortalece capacidades de liderança e ativismo entre a população jovem. Desde 2017, a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tornou-se o objetivo máster do Programa, atuando como esqueleto para a discussão de uma gama de temas propostos, tais como: paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e bem-estar, entre outros.

Devido ao cenário pandêmico causado pelo novo Coronavírus, a quinta edição do programa, com jovens residentes nas mais diversas zonas da cidade de São Paulo, aconteceu de forma virtual. Assim, a rede criada pelo Programa tem ganhado notoriedade e se solidificado por meio da atuação independente de cada jovem formado (a) em diversas pautas sociais, políticas e de empreendedorismo.

Similarmente, o UNODC engajou sua rede em importantes conferências nacionais e internacionais. Tal ação ratifica a importância da participação nos mais diversos espaços de discussão, fomentando um intercâmbio de vivências e conhecimentos entre os participantes dos eventos, promovendo debates cada vez mais ricos e soluções novas para problemas antigos.

Enquanto plataforma de inserção da juventude em espaços de debate e tomada de decisão, o Programa aproxima participantes com variados perfis sociais, econômicos, acadêmicos, religiosos, étnicos, de orientação sexual e de identidade de gênero. Além disso, membros de comunidades indígenas, quilombolas, refugiados e egressos do sistema sócio-educacional fazem parte do público-alvo do Programa. Entretanto, o espaço também recebe pessoas em movimentos sociais, políticos e de empreendedorismo.