ODS 4 - Educação de Qualidade

Conheça abaixo os embaixadores que trabalham principalmente com o ODS 4!

 

Alana Barbosa Brito Silva

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Salvador, BA

Soteropolitana de 24 anos, Alana é estudante de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades,na Universidade Federal da Bahia. Participou do Programa Embaixadores da Juventude (edição em Salvador, 2017) e da equipe de mediação cultural no 10° Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador - BA). Participa do Programa de Educação Tutorial - PET IHAC, do projeto Latitudes Latinas, do projeto Rede ao Redor, e do grupo de estudos Teorias e Práticas Artísticas na América Latina, todos vinculados à Universidade Federal da Bahia. Moradora do bairro de Cosme de Farias, local onde realizou em 2016 trabalhos de reforço escolar para crianças e adolescentes usando o espaço de uma igreja nas tardes de domingo.

 

Alexandre Lucas de Souza

Edição: 2017, Brasília, DF

Atualmente reside em: Recanto das Emas, DF

Alexandre Lucas tem 21 anos e é graduando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Aos 17 anos, estudou Liderança Global com Ênfase em Informação na Universidade de George Washington. Dois anos depois, participou do curso sobre os direitos humanos da população LGBTI, no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Participou do AMUN KIDS, um projeto de voluntariado da UnB, por meio do qual princípios das Nações Unidas são levados para crianças em contextos de vulnerabilidade; e do Planeta ODS, um fórum alternativo ao Fórum Mundial da Água. Atualmente, como membro dos Embaixadores da Juventude do UNODC, deseja passar adiante tudo aquilo que teve a oportunidade/privilégio de aprender e espera que outros jovens negros também consigam superar as expectativas que a sociedade possui em relação aos seus corpos.

 

Alexandre Netto de Carvalho

Edição: 2016, Brasília, DF

Atualmente reside em: Taguatinga, DF

Alexandre tem 27 anos, nasceu no interior do Rio Grande do Sul e reside em Brasília há 6 anos. Formou-se em Teologia na Faculdade Teológica Sul Americana e atualmente trabalha com o ensino de inglês como segunda língua. Alexandre foi um dos escolhidos para representar a juventude brasileira no ECOSOC Youth Forum em Nova York (2017). Ele desenvolveu um método de ensino de inglês (Método OAK) que visava a criação de empregos e ensino em áreas vulneráveis. Atualmente,

Alexandre desenvolve uma plataforma online que todo seu material de ensino e metodologia estarão à disposição para criação de empregos. A visão de Alexandre é desburocratizar o ensino do idioma inglês no Brasil.

 

Aline Laranjeira Alves

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Salvador, BA

Baiana, 19 anos, graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela UFBA, estagiou na Agência Experimental em Comunicação e Cultura, onde foi editora-chefe de uma revista voltada para as comunidades de Salvador (Jaé). A partir das narrativas construídas, Aline pôde se engajar na produção de um jornalismo humanizado, que é uma de suas áreas de atuação. Interessa-se pelo estudo da análise do discurso, por meio da Semiótica da Cultura e vê no audiovisual uma possibilidade de abertura de oportunidades às minorias.

 

Amanda Bezerra

Edição: 2017, Brasília, DF

Amanda Bezerra, 22 anos, cursando Pedagogia na UnB. Pesquisadora no grupo Pet Educação e uma das fundadoras do Coletivo feminista Não me Calo.
"No Programa Embaixadores da Juventude tive a oportunidade de aprender formas de levar objetivos da ONU para as demais. Defendendo a educação e igualdade de gênero vi um espaço onde estamos todos na luta e que podemos estabelecer redes para trabalharmos juntos. Tudo nosso nada deles."

 

Beatriz Batista Freitas

Edição: 2020, São Paulo, SP

Beatriz Freitas (Bia Freitas), 21 anos, cantora, compositora e produtora musical. Atualmente cursando Produção Audiovisual, mora em São Paulo, e pretende abordar em suas músicas, videoclipes e conteúdos audiovisuais assuntos da Agenda 2030 a fim de proporcionar maior compreensão para jovens e adolescentes, bem como a população civil em geral, relacionando as ODSs a situações do dia-a-dia. Além disso, abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável durante o “Purple Minute”, projeto que visa levar música e palestras a escolas e projetos sociais, tornando assim acessível o conhecimento sobre a mesma.

 

 

Brenda Ribeiro

Edição: 2016, Brasília, DF

Brenda Ribeiro, 23 anos, moradora do Gama. Atuou como professora voluntária do projeto Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior (FORMANCIPA), Conselheira da Juventude pela cidade Gama na cadeira referente a questões raciais.
“Minha comunidade pode se beneficiar dessa iniciativa através da aplicação dos conhecimentos que pretendo adquirir, pois as opressões à minorias e a falta de garantia de direitos que também habita minha cidade são pontos que quero ser capaz de diminuir ou sanar. Informação e incentivo podem mudar uma realidade, principalmente a dos jovens, para que saibam que sua origem, raça, gênero ou orientação sexual não são necessariamente decisivas em sua caminhada apesar de representarem maiores dificuldades em comparação a pessoas privilegiadas socialmente graças ao quadro dispare de oportunidades que pinta o Brasil".

 

Bruna Neres

Edição: 2016, Brasília, DF

Bruna Neres, 19 anos, moradora de Taguatinga. Atuou em diversos coletivos socias, como o ‘Despertar Sabedoria no Sol Nascente’, na Ceilândia, que oferece aulas de reforço a crianças, adolescentes e jovens da região, dando suporte à aprendizagem e à vida escolar.
“Decidi participar do Programa para ser uma ponte entre os projetos que participo e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O intuito é dar visibilidade as pautas que são levantadas por essas instituições”.

 

 

 

Bruno Carvalho Ferreira de Araújo

Edição: 2016, Brasília, DF

Bruno Carvalho Ferreira de Araújo, 19 anos, morador de Sobradinho. Atua no Projeto ‘Viva o Direito’, além de realizar ações sociais de voluntariado, como confecção de sopa e arrecadação de roupas, alimentos, água e kits higiene para moradores de rua.
“Sempre acreditei que o maior problema do nosso país é na área da educação. Nessa perspectiva, inspirei-me a cursar Direito estudar na área da educação de crianças e jovens, trazendo a vivência e disseminação dos Direitos Humanos como base para a construção de uma sociedade justa, igualitária e fraterna. Assim, acredito que esse programa irá contribuir no meu desenvolvimento pessoal e profissional, com o aprendizado de conhecimentos específicos e habilidades necessárias para conseguir fazer a diferença no meu país”.

 

Danilo Vaz Ribeiro

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Caçador, SC

Paulistano, 26 anos, formado em Design pela Universidade Mogi das Cruzes. É curioso e, apesar de sua formação em comunicação, sempre atuou na educação informal, com foco no desenvolvimento de lideranças juvenis por meio da arte e cultura. Atualmente,trabalha na Rede Marista de Solidariedade, coordenando o serviço do Conviver Marista,cujo objetivo é oferecer uma educação integral e participativa a crianças e adolescentes, considerando a cultura da comunidade. O serviço valoriza a identidade e o empoderamento das crianças e jovens como sujeitos de direitos. Após o programa, Danilo continua esforçando-se para que  os ODS estejam em pauta na rede, porque o plano formativo de 2018 de sua unidade focou-se no desenvolvimento dos ODS no contexto educacional. Ele tem interesse nas pautas de educação, comunicação cultura e juventude.

 

Érica Nayara Paulino Melo

Edição: 2017, Brasília, DF

Atualmente reside em: Brasília, DF

Mineira, 23 anos, afro empreendedora, graduanda em Pedagogia, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) e participante do projeto de extensão "Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes". Atualmente pesquisa as contribuições e limites do estágio supervisionado nas licenciaturas da UnB, é organizadora do projeto Revista Digital Afro em Foco, pelo qual foi contemplada, em 2016, em 22º lugar com o "Prêmio Antonieta de Barros: Jovens Comunicadores Negros e Negras". Voluntária no Centro Alternativo de Cultura Negra - CAdeCUNE, interessa-se por estudos/projetos em temáticas relacionadas a educação, a paz, aos Objetivos de Desenvolvimento Social - ODS, a equidade socioeconômica, a gênero e raça.

 

Haline Aparecida de Oliveira Floriano

Edição: 2020, São Paulo, SP

Haline Floriano, 24 anos, formada em Comunicação Social pela USP, direcionou sua carreira para a área de políticas públicas com foco na educação. Atualmente, mora na zona oeste de São Paulo, mas nasceu e cresceu na zona rural, sendo a primeira pessoa da sua família a se formar no ensino fundamental, médio e superior. Essa vivência a colocou em contato com as desigualdades sociais e despertou a vontade de impactar positivamente a sociedade, lutando pelos direitos da população rural e acesso à educação pública de qualidade. Já foi voluntária de projetos e atua no terceiro setor, visando trabalhar no setor público.

 

 

Laíse de Jesus Santos

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Salvador, BA

Laíse tem 23 anos, é graduanda no B.I. em Humanidades pela UFBA. Já trabalhou com Administração Financeira no Setor Privado, Gestão de Fundos no Governo da Bahia e como consultora facilitando conteúdos de Design Thinking aplicado ao impacto social em um programa de educação empreendedora do Terceiro Setor. Desde 2013, assume cargos de liderança e alto impacto social nos programas jovens do Rotary International. Compôs o Global Shapers Hub Salvador e co-organizou a edição do TEDxRioVermelho, além da Virada Educação Salvador e o Salvador pela Educação. Apaixonada por projetos de impacto social, políticas públicas para educação e facilitação de grupos. Atualmente, estuda e desenvolve ações e projetos relacionados aos temas, em Salvador.

 

Leandro Santos da Silva

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Camaçari, BA

Leandro tem 25 anos, reside em Camaçari e estudou Engenharia da Produção, Manufatura Automotiva, e Gestão Pública. Atualmente estuda Educação Física e atua como professor. É Técnico em Dança. Desenvolve atividade culturais pelo Projeto Movimento Phoc 3 e atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, zelando pela dignidade e garantindo o acesso à cultura e ao esporte. Leandro promove o desenvolvimento de formação política para jovens de escolas públicas e privadas, além de construir ações para o empoderamento de jovens em situação de extrema vulnerabilidade social, por meio do Projeto Juventude InterATIVA.   Tem interesse em temáticas relacionadas a políticas de transformação social vinculadas a juventude e à saúde corporal.

 

Mattheus Oliveira Silva

Edição: 2019, Belém, PA

Mattheus é estudante de Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e reside na Cremação, Belém (PA). Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, promoveu Sarais Poéticos abertos ao público, chegado a representar o estado carioca na VIII Semana Fluminense do Patrimônio. Atualmente, é Assessor Parlamentar, provendo apoio na área de elaboração de proposições para o Estado e Relações Públicas, além de ser membro da Trupe Palhaços Curativos, prestando amparo a pessoas em vulnerabilidade social e emocional no Estado do Pará. Mattheus interpreta o Conhecimento como ferramenta de emancipação social e, utilizando-se da experiência adquirida no Programa Embaixadores da Juventude, pretende aprimorar seu advocacy pelas oportunidades de acesso aos direitos fundamentais por pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Mauricio Rodrigues Peixoto

Edição: 2017, Brasília, DF

Atualmente reside em: Ceilândia, DF

Mauricio, 26 anos, é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília e especializado em Patrimônio, Direito Cultural e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás. É produtor cultural, professor e bailarino. É sócio fundador do Instituto do Devir Humano e Ambiental (Instituto DHAM), ONG que almeja construir, em conjunto com a comunidade, relações humanas e ambientais sustentáveis por meio de educação, cultura, espiritualidade, economia comunitária, empoderamento das minorias, dentre outros valores. Além disso, busca levar os valores da Agenda 2030 às escolas públicas do Distrito Federal. Seu projeto-piloto consiste no entendimento das dificuldades que os próprios estudantes acreditam enfrentar, na execução de oficinas transformadoras de suas realidades e no apoio para planejar e realizar projetos feitos pelos e para os alunos da escola.

 

Paulo Henrique Cardoso Nascimento

Edição: 2019, Belém, PA

Estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e morador da região de Ananindeua, em Belém (PA), Paulo atuou no Projeto Social Gileade ao longo de 3 anos, como professor voluntário e monitor em laboratórios de informática e robótica. Atualmente atua como Gestor de Resíduos Tecnológicos, transformando lixo eletrônico em tecnologia utilizável. Paulo também atua em projetos de extensão, como o projeto "Aprimoramento", voltado ao ensino de informática para estudantes de origem indígena e quilombola, além de promover oficinas de robótica para crianças em situação de vulnerabilidade. Paulo acredita que a aprendizagem e o "networking" adquiridos durante sua participação no Programa Embaixadores da Juventude foi essencial para uma maior compreensão dos contextos locais onde o jovem está inserido, habilidade crucial para o desenvolvimento de novas ideias e ações.

 

 

Paulo Williame A. de Lima

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Fortaleza, CE

Paulo, nascido em Fortaleza (CE), tem 23 anos, é licenciado em Filosofia (UECE) e mestrando em Filosofia, na linha de Ética e Política (UFC). Também é estudante apaixonado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de Teatro. Atua como professor, artista e produtor cultural, trabalhando diretamente com os ODS relacionados à Educação de Qualidade, ao combate à violência e às desigualdades sociais. Luta ativamente pela valorização e respeito à diversidade artística e cultural. Paulo vê a Agenda 2030 como uma importante ferramenta que contribui para o desenvolvimento humano e a transformação social contra todos os tipos de preconceitos e desigualdades. Segundo ele, "a Agenda 2030 não é um 'fim em si mesma', mas um caminho possível para uma sociedade mais justa".

 

Rafael Alves Cerqueira

Edição: 2020, São Paulo, SP

Rafael Alves Cerqueira, 23 anos, domiciliado na Zona Oeste de São Paulo, estudante de administração de empresas e sócio diretor na Abrace uma Causa. Os conhecimentos da formação serão aplicados através da empresa que trabalho, Abrace uma Causa, na elaboração de novas parcerias entre os três setores da economia, como foco na qualificação e desenvolvimento do 3º setor.

 

 

 

 

Rafaela Lopes dos Santos Nunes

Edição: 2020, São Paulo, SP

Rafaela Nunes, 22 anos, é estudante de pedagogia, mora no extremo sul da cidade de São Paulo/Parelheiros. Educadora social e tem como causa a atenção com a primeira infância atípica e a saúde mental das mães e mulheres. Pretende, com a formação, ter propriedade para embasar seus argumentos em prol das suas causas.

 

 

 

 

Raquel de Oliveira Soares

Edição: 2016, Brasília, DF

Raquel de Oliveira Soares, 19 anos, moradora da Ceilândia.
“Sempre tive interesse de participar de coletivos envolvendo educação, pois acredito que educação de qualidade contribui para o desenvolvimento de uma sociedade crítica. O que me incentivou a tentar essa chance no programa, foi a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre coletivos e grupos sociais para começar a me envolver possuindo um 'background' prévio”.

 

 

 

 

Renata de Oliveira

Edição: 2020, São Paulo, SP

Renata Oliveira, tem 25 anos e mora na zona oeste de São Paulo. Jornalista, pós graduada em marketing e mídias digitais, acredita no poder das histórias como um motor de sensibilização para as causas. Tem como propósito de vida a promoção da educação de qualidade e igualdade de gênero, tendo atuado em diversos projetos de voluntariado no Brasil e no exterior, onde atuou com enfoque na disseminação de ações contra a xenofobia e divulgação da cultura brasileira. No âmbito profissional, atuou em órgãos públicos e privados, contribuindo para ações na área da mobilidade urbana, saúde, educação política e várias outras.

 

 

Samilly Valadares Soares

Edição: 2019, Belém, PA

Samilly é estudante de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é originária da Comunidade Quilombola do Jacundaí, em Belém (PA). Atualmente atua na área de psicologia clínica, participando de atendimentos psicológicos a custo social. É também fundadora do projeto "Perpetuar", grupo de teatro focado na palhaçaria e na educação popular no Território quilombola do Jacundaí. Além disso, participa do Participo do Grupo de Teatro "Os Mensageiros", na trupe de palhaços, trabalhando a ludicidade e corporeidade entre crianças e adolescentes. Samilly acredita que a formação oferecida pelo Programa Embaixadores da Juventude - pautada no desenvolvimento sustentável e considerando as diversidades e especificidades da região norte - tenha contribuído de forma positiva para sua formação pessoal e profissional.

 

Thânisia Marcella Alves Cruz

Edição: 2017, Brasília, DF

Atualmente reside em: Brasília, DF

Thânisia é da Ceilândia-DF; Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Licenciada e Bacharel em Letras Francês, pela Universidade de Brasília. A partir de suas experiências de vida e da sua formação, ela atua com eixos interseccionais de raça, gênero, classe e demais categorias relevantes para o combate às desigualdades sociais, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como metodologia norteadora. A embaixadora fala francês, inglês e português e, desde 2010, tem experiência de trabalho com educação e políticas públicas em órgãos públicos no Brasil e na França. Por isso, participou do ECOSOC Youth Forum 2019 e do Programme LabCitoyen. Atualmente, colabora na Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF) e no Coletivo Yaa Asantewaa.

 

Vanessa Sousa Coelho

Edição: 2017, Salvador, BA

Atualmente reside em: Salvador, BA

Soteropolitana, poeta, educadora social e feminista negra, Vanessa tem 19 anos e é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o grupo artístico e afrofeminino Coletivo Zeferinas, mobilizando-se no cenário da poesia marginal em prol da afirmação da identidade étnico-racial, valorização da manifestação artística cultural e do enaltecimento à literatura negra como linguagem de denúncia e transformação social. É docente de Sociologia e colaboradora no Quilombo do Orobu, pré-vestibular popular que visa o ingresso da comunidade negra e periférica às universidades. Interessa-se pela área de estudos prisionais e criminologia, com foco em mulheres em situação de cárcere e em jovens infratores sob medidas socioeducativas.

 

Walisson Lopes de Souza

Edição: 2016, Brasília, DF

Walisson, 21 anos, morador da Cidade Estrutural. Atuou no Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), no Adolescentes Protagonistas (ONDA) e na Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (REJUPE).
“Eu acredito que eu possa ser um multiplicador de conhecimento e de incidência. Creio que essa experiência vai me fortalecer para formar novas lideranças dentro da minha comunidade. Além disso, acredito que o programa possa me ajudar a ter um panorama geral da conjuntura política e como isso afeta a minha periferia. Com isso eu posso ter mais ferramentas de como atuar na minha comunidade”.

 

 

Para conhecer mais embaixadores, clique em outro ODS, ou clique aqui para retornar à página inicial do projeto!