O combate ao tráfico de seres humanos por meio da arte e da ação coletiva


O combate ao tráfico de seres humanos por meio da arte e da ação coletiva 11 de maio 2009   - A Organização das Nações Unidas conclama uma ação coletiva para acabar com o tráfico de seres humanos, propondo elevar os esforços que já vem sendo realizados a uma escala global. Ao mesmo tempo, a arte se torna o centro das atenções com um novo embaixador da boa vontade: pela primeira vez um artista é tem a honra de ser nomeado para liderar a campanha contra o tráfico de seres humanos.

No dia 12 de maio, Ross Bleckner, aclamado pintor dos Estados Unidos, será nomeado embaixador da boa vontade do UNODC na luta contra o tráfico de seres humanos. A cerimônia de apresentação será realizada por ocasião da abertura da exposição Bem-vindo a Gulu, curada por Bleckner em nome do UNODC e do Fundo Fiduciário para as Vítimas do Tribunal Penal Internacional do. A exposição inclui 200 pinturas criadas por ex-crianças-soldados e meninas que foram raptadas em Gulu, Uganda. Os recursos arrecadados pela venda das pinturas das crianças, assim como dos retratos feitos por Bleckner, beneficiarão as ex-crianças-soldados e as meninas que foram raptadas.

"A arte é uma das mais poderosas ferramentas para sensibilizar as pessoas e levá-las à ação. Uma pintura diz mais que mil palavras. A nomeação de Ross Bleckner como um embaixador da boa vontade do UNODC, e abertura desta exposição na ONU, é uma oportunidade única para conclamar a todos a se juntar a nós na luta contra o recrutamento de crianças e contra outras formas modernas de tráfico de seres humanos e de escravidão. Sabemos que Ross tem um compromisso extraordinário com o sofrimento das vítimas de tráfico humano e isso será passado às pessoas, para que atuem contra a qualquer forma moderna de escravidão", diz Antonio Maria Costa, diretor executivo do UNODC.

No dia 13 de maio, o presidente da 63ª Sessão da Assembleia Geral, Miguel d'Escoto Brockmann, vai convocar um diálogo temático interativo entre os Estados-Membros, com base em um documento do Secretário-Geral Ban Ki-moon chamado "Melhorando a Coordenação dos Esforços contra o Tráfico de Pessoas".

O diálogo temático, intitulado "Realizando uma Ação Coletiva para Acabar com o Tráfico de Seres Humanos", será focado nos esforços mais recentes para estabelecer um plano global de ação para combater o tráfico de seres humanos. Uma série de painéis examinará as iniciativas regionais já em curso e proporá um aumento de escala para os esforços a nível mundial. Os panelistas oferecerão também recomendações para uma ação mais eficaz por parte dos Estados-Membros, do sistema das Nações Unidas e da sociedade civil.

Todas as notícias