Ministério da Saúde e UNODC promovem capacitação para prevenção o uso indevido de drogas na Argentina


28 de maio de 2008 - Com o objetivo de contribuir para a capacitação dos agentes de saúde e de grupos comunitários que lidam com orientação e prevenção ao uso abusivo de drogas, o Escritório das Nações Unidas sobre Crimes e Drogas (UNODC) do Brasil e Cone Sul se une ao Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires, Argentina, para promover um programa de capacitação com uma abordagem multidisciplinar, incluindo a realização de um curso destinando a profissionais da saúde e outro a lideranças comunitárias.

Para os profissionais da saúde será realizado um curso breve de emergências toxicológicas, focado na formação dos recursos humanos da rede pública de atendimento à saúde. O curso oferece atualização sobre novas técnicas e ferramentas de intervenção adequadas às mudanças que vem sendo observadas no tratamento da dependência química.

Com essa formação, espera-se reduzir o número de internações desnecessárias, buscando desenvolver processos integrais de atenção, com uma maior integração e participação social dos dependentes. Nesse sentido, o Ministério da Saúde busca promover uma ação articulada entre as doze regionais sanitárias que atuam na Província de Buenos Aires.

Por sua vez, o curso para líderes comunitários de prevenção ao uso abusivo de drogas busca promover a ação coletiva entre os diversos atores sociais, chamando a atenção para um problema que atinge a toda comunidade, independentemente de idade, gênero, condição social e localização.

O curso visa mostrar que a prevenção significa oferecer a possibilidade de favorecer atitudes e hábitos saudáveis, criando condições de desenvolvimento alternativo para as pessoas. Nesse sentido, a prevenção ao uso abusivo de drogas implica um processo de construção coletiva, considerando a diversidade de valores e promovendo o diálogo como forma de crescimento conjunto.

Todas as notícias