UNODC Lança Base de Dados Mundial Contra o Terrorismo

Photo: UNODC10 de Junho de 2009 - O terrorismo exerce grande ameaça sobre a paz, a segurança e a estabilidade internacional. É uma calamidade que ameaça todos os países e todos os povos e que, portanto, requer uma resposta global. A fim de coordenar essa resposta, o UNODC criou uma  base de dados contendo convenções contra o terrorismo, jurisprudência e leis criminais nacionais referentes ao terrorismo.

Autoridades nacionais podem ter acesso a modelos de lei, guias legislativos e a outras ferramentas legais de assistência na adoção da legislação necessária para implementar estruturas globais contra o terrorismo.

Os usuários podem ainda monitorar o status de ratificação dos instrumentos legais universais contra o terrorismo por meio de uma base de dados com uma ferramenta de busca por ratificações. A interface da base de dados já está disponível em inglês, francês e espanhol. Nas próximas semanas serão disponibilizadas também interfaces em árabe, em chinês e em russo.

Uma seção internacional de recursos legais dispõe de textos completos dos instrumentos universais contra o terrorismo, ações do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral na área de terrorismo, instrumentos regionais contra o terrorismo, e jurisprudência de cortes internacionais sobre o mesmo.

O segmento interno da base de dados é composto por recursos legais nacionais. Concebida originalmente para servir de ferramenta para facilitar a identificação de legislação nacional antiterrorismo relevante, a base de dados inclui atualmente legislação de mais de 190 países. Provisões legislativas estão agrupadas em várias categorias relevantes para a estrutura legal universal contra o terrorismo, dentre elas: provisões de lei penal substancial, lei criminal procedimental, provisões constitucionais relevantes, tratados bilaterais e multilaterais e jurisprudência. O uso de varias opções de busca fornece uma ferramenta poderosa para uma analise comparativa das leis e a identificação de exemplos relevantes.

A seção sobre recursos legais adicionais fornece links de outras bases de dados, modelos de lei, tratados e guias práticos de órgãos das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Essa seção foi concebida para dar assistência a Estados em processos de elaboração legislativa, bem como na elaboração de tratados e leis sobre cooperação internacionais.

A base de dados legislativa faz parte de um projeto global chamado "Fortalecendo o sistema legal contra o terrorismo". Lançado pelo UNODC em 2003, o projeto fornece a estrutura para a realização de assistência sobre técnicas antiterrorismo. Durante a fase inicial do projeto, a prestação de assistência estava principalmente focada na ratificação e na incorporação legislativa de instrumentos relevantes contra o terrorismo. O projeto tem evoluído para prestar assistência a sistemas nacionais de justiça criminal na implementação das provisões desses instrumentos, com base no Estado de Direito e nos direitos humanos.

Com o suporte de 21 Estados doadores, o UNODC tem prestado assistência direta em nível nacional para 124 países e tem auxiliado um total de 164 países por meio de atividades direcionadas ao tema. O órgão tem ainda fornecido briefings e treinamentos para mais de 8.000 gestores de políticas públicas e oficiais de justiça criminal.

Links relacionados:

Base de dados de legislação sobre terrorismo
UNODC e a prevenção contra o terrorismo


Todas as notícias