Mostra "Cinema Sem Fronteiras" celebra Dia Mundial do Refugiado em Brasília

Photo: UNODC17 de junho de 2009 (ACNUR) - Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado no Brasil, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) e o Instituto Cervantes promovem de 18 a 21 de junho, em Brasília, a I Mostra de Cinema sobre Refúgio e Migração "Cinema sem Fronteiras".

A mostra reúne filmes e documentários de diretores latino-americanos e espanhóis que tratam de dois fenômenos distintos, porém bastante próximos: de um lado, os refugiados, que são forçados a abandonar seus lares e países devido a perseguições, conflitos armados e violações generalizadas de direitos humanos; de outro, os imigrantes, que são empurrados para fora de seu país em busca de melhores oportunidades no exterior.

A abertura da mostra "Cinema sem Fronteiras" acontece no dia 18 (quinta-feira), às 19:30, no Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Asa Sul, Brasília). Após a exibição do filme "Pequenas Vozes", será realizado um debate sobre refúgio e migração no mundo e no Brasil, da qual participarão o ACNUR, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e refugiados que vivem no país.

Na sexta-feira (19), será exibido o filme "Habana Blues", às 20 horas. Nos dias seguintes, a mostra acontece no Cine Brasília (EQS 106/107), com a exibição de "Querida Bamako" no sábado (20:00), e "Do outro lado" (19:30) e "Caminhos de Paz" (21:00) no domingo.

Os filmes selecionados abordam o refúgio e a migração de diferentes ângulos e refletem os diversos contextos em que estes movimentos ocorrem em todo o mundo. Ao som da música cubana, "Habana Blues" fala da difícil decisão de partir, deixando tudo para trás, em busca de um futuro melhor. Misturando realidade e ficção, "Querida Bamako" narra a trajetória de um jovem africano decidido a encarar a perigosa travessia por mar para a Europa.

"Do outro lado" transfere o foco dos que partem para os que ficam para atrás. Já os documentários "Caminhos da Paz" e "Pequenas vozes" abordam o conflito armado na Colômbia, onde a violência está na origem dos quase 3 milhões de deslocados internos, a maioria deles mulheres e crianças.

"Por meio dos filmes e documentários, os expectadores poderão refletir sobre a situação dos milhões de refugiados e migrantes que buscam proteção e oportunidades em todo o mundo", explica o porta-voz do ACNUR no Brasil, Luiz

Fernando Godinho. Para ele, esta data é uma oportunidade para lembrarmos dessas pessoas que perderam quase tudo e que, com muita coragem, superaram diversas dificuldades para reconstruir suas vidas.

O Dia Mundial do Refugiado é celebrado em todo o mundo em 20 de junho por uma resolução da Assembléia Geral da ONU que criou a data em expressão de solidariedade à África, continente que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta mesma data.

Atualmente, existem cerca de 42 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo, e o ACNUR e seus parceiros assistem cerca de 25 milhões delas, entre refugiados, solicitantes de refúgio, deslocados internos, repatriados e apátridas. No Brasil, a agência da ONU para refugiados trabalha com o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada, oferecendo proteção e assistência para cerca de 4 mil refugiados, de mais de 70 nacionalidades diferentes.

Programação completa da mostra "Cinema sem Fronteiras" [PDF]

MAIS INFORMAÇÕES:

ACNUR - Assessoria de Comunicação:

Luiz Fernando Godinho - godinho@unhcr.org - (61) 8187-0978 / Valéria Graziano - graziano@unhcr.org - (61) 8121-0353.


Todas as notícias