Argentina recebe a I Conferência Latino-Americana sobre Política de Drogas

Photo: UNODC6 de agosto de 2009 - Autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil de vários países reúnem-se nesta quinta e sexta-feira na Câmara dos Deputados, em Buenos Aires, Argentina, para a I Conferência Latino-Americana e VII Congresso Nacional sobre Política de Drogas. Os participantes vão discutir temas relacionados a direitos humanos, sistema de saúde, legislação, assistência social e políticas internacionais com relação às drogas na América Latina. O evento é promovido pela organização não-governamental argentina Intercâmbios, com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), entre outras agências das Nações Unidas.

O ministro argentino de Justiça, Segurança e Direitos Humanos, Aníbal Fernández, e o da Corte Suprema de Justiça, Eugenio Raúl Zaffaroni, abriram o evento, juntamente com o diretor geral de Assuntos Internacionais de Drogas do Ministério das Relações Exteriores do país, Ricardo Carlos Roselli, entre outros convidados. No primeiro dia da conferência, os debates versam sobre contexto sociocultural, iniciativas políticas da sociedade civil e panorama internacional das reformas de políticas de drogas, com a presença de representantes de Brasil, México, Uruguai, da Argentina, Colômbia, Venezuela e Holanda.

No segundo dia, o painel sobre atenção integral aos usuários de drogas será mediado por Carola Lew, assessora em HIV/Aids para Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai do UNODC. Participam dessa mesa convidados de Brasil, México, Paraguai, Uruguai e Argentina. Haverá ainda debates sobre reformas legislativas na América Latina, consequências da guerra contra as drogas e geopolítica das drogas na região.

De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro é "proporcionar um debate social informado, com vistas a estimular políticas não punitivas, baseadas em evidências científicas, e que respondam de maneira eficaz aos diversos problemas associados às drogas". A programação completa e outras informações sobre a conferência estão disponíveis em português, em inglês e em espanhol no site www.conferenciadrogas.com.

Todas as notícias