México inicia participação na campanha "Coração Azul" contra o tráfico de seres humanos

Photo: UNODC13 de agosto de 2009 - A recém criada Comissão Interministerial de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas no México aprovou por unanimidade a proposta do UNODC de lançar a Campanha do Coração Azul no país. O México será o primeiro país da América Latina a liderar esse movimento global contra o tráfico de seres humanos.

"Como país de origem, trânsito e destino, o México tem mostrado um grande comprometimento no enfrentamento ao tráfico de pessoas, principalmente com a criação dessa comissão", disse o especialista em prevenção ao crime do UNODC Felipe De La Torre. "O aumento da conscientização representa um componente fundamental dessa resposta multi-institucional coordenada", afirmou.

Segundo De La Torre, milhares de vítimas são exportadas do México, transportadas pelo país ou chegam a ele com a esperança de oportunidades melhores. "Com a adoção da Campanha do Coração Azul, o UNODC e o México juntam suas forças no sentido de estimular os indivíduos, as organizações sem fins lucrativos e o setor privado a lutar contra esse crime que envergonha a todos," acrescentou.

De acordo com a legislação mexicana de prevenção e combate a o tráfico de pessoas, a Comissão Interministerial é o órgão máximo a nível federal no enfrentamento a esse tipo de crime no México. Ela é comporta pelo Procurador Geral e por ministros responsáveis por nove pastas: Assuntos Internos, Comunicação e Transporte, Relações Exteriores, Segurança Pública, Trabalho, Saúde, Desenvolvimento Social, Educação Pública e Turismo.

Também participação da comissão representantes do Sistema Nacional de Assuntos Familiares, do Instituto Nacional da Mulher, do Instituto Nacional sobre Migração e do Instituto Nacional sobre Ciências Penais, bem como do Conselho Nacional Popular.

Francisco Gómez Monte Urueta, Secretário de Assuntos Internos do México, recomendou a todos os membros da Comissão Interministerial que concentrem seus esforços na criação de um amplo plano nacional para prevenir e combater o tráfico de pessoas.

Nos próximos meses, o UNODC trabalhará juntamente com o Governo do México para organizar uma série de eventos voltados para o aumento da conscientização pública e o estímulo a ações que coíbam o tráfico de pessoas. As universidades, o setor privado e a mídia mexicana também terão a oportunidade discutir o tema nas mesas redondas que serão organizadas, debatendo seu papel na prevenção do tráfico de pessoas. A campanha no México será oficialmente anunciada em março de 2010.

Todas as notícias