UNODC assina novo acordo de enfrentamento ao crime organizado na Ásia

Photo: UNODC18 de agosto de 2009   - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e  Instituto de Criminologia da Coreia  assinaram em Bangkok, capital da Tailândia, um acordo de cooperação que prevê a implementação de um programa regional de melhoria do enfrentamento a todas as formas de crime organizado na Ásia, denominado "Towards AsiaJust".

Com a assinatura do acordo, as duas instituições se comprometeram a dar suporte ao programa, que foi construído com base no modelo " EuroJust ", a unidade de cooperação judiciária da União Europeia, mas adequado ao contexto da Ásia. A iniciativa envolverá entidades já existentes, tais como as redes de promotores, investigadores especiais e autoridades centrais a cargo de procedimentos de assistência jurídica e de extradição, além de outros profissionais especializados.

O programa tem sido desenvolvido por funcionários de alto escalão do Escritório Regional do UNODC para o Leste Asiático e o Pacífico em conjunto com autoridades responsáveis pela justiça penal em diversos países da Ásia. O objetivo é incentivar um modus operandi entre os líderes do combate ao crime organizado transnacional na região, com base num claro entendimento das dificuldades existentes entre vários sistemas judiciários.

Instituto de Criminologia da Coreia

Desde 2005, quando se juntou à rede do Programa das Nações Unidas de Combate ao Crime e Justiça Penal, o Instituto de Criminologia da Coreia (KIC) tem colaborado de forma ativa com o UNODC e com outros membros da rede. O KIC tem promovido cooperação e intercâmbio de informações por meio de assistências técnicas e de pesquisas, principalmente sobre tráfico de seres humanos, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, contrabando de migrantes e crime financeiro e econômico.

O KIC assinou também um acordo de cooperação com o UNODC em dezembro de 2007, a fim de fortalecer a luta contra os crimes cibernéticos. Parte deste acordo consistiu na organização de quatro reuniões de grupos especializados.   Durante o último encontro, realizado em Seul entre 21 e 22 de fevereiro de 2008, foi apresentado o esboço do site de um fórum virtual contra crimes cibernéticos.   O fórum deve servir como um centro de comunicações para especialistas em crimes cibernéticos e deve garantir a assistência a órgãos de segurança pública, oficiais da justiça penal e pesquisadores.

Todas as notícias