Jovens filhos de trabalhadoras do sexo recebem treinamento profissional na Índia

Photo: UNODC14 de setembro de 2009 - O tráfico de pessoas, crime que nos últimos anos tem sido visto como uma das mais graves violações aos direitos humanos, é uma preocupação prioritária do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Dado que na Índia, assim como em outras regiões, a pobreza é uma das principais causas do tráfico de seres humanos, o escritório regional da UNDOC no Sul da Ásia iniciou um curso piloto para o treinamento de um grupo de jovens em situação de vulnerabilidade.

Trinta jovens entre 22 e 25 anos, filhos e filhas de profissionais do sexo, participaram de um curso no qual aprenderam a confeccionar roupas, no centro de treinamento do Conselho de Fomento à Exportação de Têxteis (AEPC). O curso foi organizado em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento da Mulher e da Criança do Governo da Índia.

A AEPC é um grupo de aproximadamente oito mil exportadores do setor têxtil e de vestuário que passaram a inserir o tema do tráfico de seres humanos em suas políticas de responsabilidade social coorporativa.

Aos participantes são oferecidas máquinas de costura similares àquelas utilizadas nas indústrias de vestuários. O objetivo é ajudá-los a desenvolver habilidades de acordo com a demanda de mercado. A supervisão realizada por profissionais do ramo garante que os participantes se desenvolvam rapidamente no trabalho. Uma série de processos - produção, composição e manutenção das máquinas - foram integrados ao sistema, de forma que os participantes trabalhem em todas as fases e aspectos da confecção. Consequentemente, os jovens ampliam suas chances de obter um trabalho futuro na área.

Mostrando com orgulho uma peça de roupa rosa que produziu, Laxmi, 24 anos, diz que depois de entrar no treinamento se sente segura e confiante, pois passará a ganhar melhor e, mais do que isso, sente que conquistou uma identidade. "Como vou ganhar um salário, posso tomar decisões em casa, além de assegurar um futuro estável para seus filhos", diz a jovem.

Os participantes receberam de Cristina Albertín, representante do UNODC no Sul da Ásia, os certificados de conclusão do curso. A cerimônia foi um momento significativo para as jovens moças e rapazes. Os certificados simbolizam esperança, aprendizado, identidade e, possivelmente, independência financeira.

A iniciativa também contribui para o objetivo da Iniciativa Global de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (UN.GIFT) de erradicar esse tipo de crime pela redução da vulnerabilidade de vítimas potenciais e também pela redução de demanda de exploração.

O UNODC reconhece que os esforços contra o tráfico de pessoas não podem ser feitos isoladamente pelos países-membros, e que as aproximações multilaterais e participativas envolvendo todos os interessados são fundamentais.


Todas as notícias