UNODC inaugura novo escritório no Panamá

Photo: UNODC16 de setembro de 2009 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assinou, no dia 7 de setembro, um protocolo com o Ministério de Assuntos Estrangeiros do Panamá, para a instalação de um novo escritório regional de programa no país.

A princípio, o novo escritório terá escritório três funções principais. A primeira delas será a implementação de programas regionais. Em coordenação com os estados membros do Sistema de Integração da América Central, além de outros parceiros estratégicos. O objetivo é combater o tráfico de drogas e o crime organizado, além de fortalecer a aplicação da lei na região.

A segunda função consiste no gerenciamento e na coordenação de centros regionais de excelência, a serem estabelecidos em países da região, tais como o de segurança, no Panamá, de crime urbano, em El Salvador, de crime organizado, na Guatemala, de policiamento comunitário, na Nicarágua, e de redução de demanda de drogas e de reforma penitenciária, na República Dominicana.

Segundo o diretor da Divisão de Operações do UNODC, Francis Maertens, "o novo escritório no Panamá vai aumentar a escala de operações em uma região chave, que está ameaçada pelo crescimento do crime organizado e do tráfico de drogas. Os centros de excelência representam uma parceria inovadora, no sentido de atrair profissionais de alta especialização, oriundos de diferentes organizações. Eles trabalharão em conjunto no desafio de combater a intensificação de crimes relacionados a gangues, seqüestradores e narcotraficantes que tentam controlar instituições de estado".

Como terceira tarefa, o escritório coordenará atividades executadas no escopo do pacto de Santo Domingo e do mecanismo de Manágua, programa inter-regional de assistência técnica. O projeto facilita as consultas periódicas e as parcerias estratégicas em nível técnico e político, o que resulta na identificação mais efetiva e na implementação de ações coordenadas contra o tráfico e o crime organizado transnacional, que afetam a América Central e o Caribe.

De acordo com o chefe do novo escritório, José Manuel Martinez, "diante do pacto de Santo Domingo e do Mecanismo Manágua, devemos reforçar a cooperação entre o Caribe e América Central, principalmente por meio de parcerias com atores chaves, como a Organização dos Estados Americanos, a Secretaria Ibero-Americana, o Sistema de Integração da América Central, a Secretaria da Comunidade Caribenha, a Interpol, a União Européia, entre outros".

Para mais informações, acesse aqui o regulamento completo para participar da exposição Ferramentas de Análise de Informações.

Todas as notícias