Manual anticorrupção destaca boas práticas adotadas por grandes empresas globais

Photo: UNODC17 de setembro de 2009 - Lançado nesta quinta-feira (17), em Viena, na Áustria, um novo manual anticorrupção traça perfis de políticas e medidas aplicadas para impedir a corrupção nas empresas listadas pelo ranking Global 500 da revista internacional de negócios Fortune. O relatório, publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em colaboração com a PricewaterhouseCoopers (PwC) - especialista em auditoria e consultoria -, reúne variados exemplos, destacando boas práticas e diferentes abordagens.

"Não há um modelo único de regras para evitar a corrupção, mas as empresas não devem ficar abaixo dos padrões internacionais estabelecidos na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção", disse o diretor-executivo do UNODC, Antonio Maria Costa. Para o sócio da PwC na Áustria Friedrich Roedler, "líderes e gestores devem definir o padrão por cima, fortalecendo uma política de tolerância zero".

Durante o lançamento, os participantes do painel de discussão mediado pelo jornalista Haig Simonian, do Financial Times, ressaltaram a necessidade de identificar boas práticas e fazer as empresas aplicá-las. A importância da avaliação do cumprimento de metas também foi enfatizada. "Muitas vezes há um grande vácuo entre o que as empresas dizem e o que fazem, especialmente quando grandes quantidades de dinheiro estão em jogo", reforçou Costa.

"O setor privado tem muito a perder com a corrupção e tem considerável influência para acabar com o problema", observou Costa. O diretor-executivo do UNODC pediu aos líderes empresariais que participem do Fórum Global de Combate à Corrupção e Segurança da Integridade, marcado para 7 e 8 de novembro em Doha, Qatar, bem como da terceira sessão da Conferência dos Estados-Membros para a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, logo em seguida, de 9 a 13 de novembro, na mesma cidade. "Será uma oportunidade de ouro para fortalecer a responsabilidade corporativa de acordo com o único instrumento mundial anticorrupção", avaliou.

Após reunir exemplos de boas práticas existentes, o próximo passo é tê-las amplamente aplicadas. O relatório completo está disponível no site do UNODC, em inglês.

Veja os principais pontos do Relatório Políticas e medidas anticorrupção das empresas listadas pela Fortune Global 500 (em português)

Todas as notícias