Policiais vietnamitas são treinados para combater a violência doméstica

Photo: UNODC2 de outubro de 2009 - A violência doméstica no Vietnã ainda é considerada assunto do âmbito privado, que deve ser tratado a portas fechadas. Apesar de haver legislação para a intervenção da justiça criminal para esses crimes, colocá-la em prática continua sendo um grande obstáculo no país.

O UNODC realizou recentemente um curso de formação, com duração de cinco dias, para equipar oficiais de polícia do país com as ferramentas e os conhecimentos necessários para lidar com casos de violência doméstica de maneira efetiva. A primeira sessão de formação de treinadores estava focada nos princípios da igualdade de gênero, nas características comuns à violência doméstica e nas melhores maneiras de lidar com vítimas, testemunhas e criminosos.

O treinamento é voltado para a sensibilização da igualdade de gênero e o encorajamento dos participantes de desafiar formas tradicionais de pensamento. Duas mulheres sobreviventes da violência participaram do curso e compartilharam suas histórias pessoais, facilitando o debate sobre as atuais lacunas dentro do sistema de justiça criminal. Uma delas, Thu Anh, acredita que, se a polícia local tivesse interferido a tempo, a violência praticada pelo marido teria cessado.

Manuais específicos de treinamento foram desenvolvidos para capacitadores e participantes, e novos cursos de formação serão realizados no final do ano para oficiais de justiça nas províncias de Ha Noi, Thai Nguyen, Da Nang e Can Tho.

No futuro, espera-se que a prevenção da violência doméstica seja incorporada em todas as práticas profissionais de treinamento no Vietnã. Por essa razão, representantes de instituições acadêmicas relevantes também participaram do primeiro curso de formação realizado no país.

Todas as notícias