Dia 10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental

Photo: UNODC9 de outubro de 2009 - Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, divulgou uma mensagem conclamando os estados-membros a se engajar na melhoria das condições de vida das pessoas portadores de transtornos mentais. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) compartilha dessa mensagem, observando as relações entre o uso abusivo de drogas e suas consequências à saúde.

Leia a mensagem divulgada pela secretaria-geral:

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon:

"A Saúde é um Direto Humano Fundamental"

Mensagem pelo Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro de 2009


De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde, expressa em sua constituição, a saúde não significa apenas ausência de doença ou de enfermidade, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Os distúrbios mentais representam mais para a carga de responsabilidade de doenças nos países em desenvolvimento do que qualquer outra doença não transmissível, e apenas uma pequena minoria de pessoas com distúrbios mentais nesses países tem acesso a serviços de saúde mental. As necessidades nesse campo são muitas, e os cuidados ainda são inadequados.

O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade importante para mobilizar recursos internacionais, com vista a assegurar a prestação de cuidados de saúde mental adequados. Governos e organizações de saúde pública, sociedade civil, organismos multilaterais e doadores devem desenvolver esforços em prol da realização deste objetivo. Existem tratamentos eficazes para uma série de distúrbios mentais. Devemos unir esforços para aumentar a oferta de serviços de saúde mental e assegurar que os sistemas básicos de saúde no mundo todo prestem serviços de saúde mental.

O Programa de Ação para Preencher as Lacunas na Saúde Mental, lançado pela Organização Mundial de Saúde, visa a reduzir a distância entre as necessidades e os serviços oferecidos, proporcionando a existência programas de tratamento suscetíveis de serem implementados nos países de baixos e médios níveis de recursos. Como os recursos humanos e financeiros disponíveis são limitados, a prestação desses serviços implica o envolvimento dos serviços comunitários de saúde básica. Prestar cuidados de saúde mental eficazes em serviços de saúde básica permitiria reduzir o estigma associado a distúrbios mentais e poderia evitar a hospitalização desnecessária de pessoas portadoras de transtornos mentais e a conseqüente violação dos seus direitos humanos.

Essa estratégia é uma boa ideia também sob o ponto de vista econômico. Os distúrbios mentais prejudicam a capacidade de aprendizagem das crianças e, no caso dos adultos, limitam a sua capacidade de ter uma vida normal nos planos familiar, profissional e social. É também uma estratégia a favor dos pobres. As pesquisas mostram que os distúrbios mentais se concentram, de forma intensa, nas pessoas que pertencem a grupos com rendimentos mais baixos. A pobreza e os fatores de estresse a ela associados, assim como o desemprego, a violência, a exclusão social e a insegurança constante, estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de distúrbios mentais.

A saúde é um direito humano fundamental. Este ano, tomemos a decisão de reduzir a carga de responsabilidade da saúde pública e o sofrimento individual das pessoas com problemas de saúde mental, em todo o mundo.

Todas as notícias