Estudo do UNODC mostra crescimento das drogas sintéticas

Photo: UNODC5 de novembro de 2009 - Existem mais usuários de drogas sintéticas no mundo do que usuários de cocaína e heroína somados. Ao contrário do que ocorre com outras drogas, o mercado de drogas sintéticas está constantemente aumentando, com o aparecimento de novos produtos a cada ano. O programa global de Monitoramento de Sintéticos: Análises, Relatos e Tendências (SMART, sigla em Inglês), foi elaborado para aumentar a capacidade dos Estados de produzir, gerenciar, analisar, relatar e utilizar informação sobre drogas sintéticas.

Em razão das rápidas modificações que ocorrem nos mercados de drogas sintéticas, é importante ter um mecanismo simples para compartilhamento de novas informações provenientes de diferentes partes do mundo. A fim de suprir essa necessidade, o UNODC publicou o Global Smart Update : Volume 2, que ilustra mudanças na manufatura, tráfico e uso de várias drogas sintéticas.

Novidades da publicação

Este novo volume do Global Smart Update reúne informações sobre drogas sintéticas em diversas categorias, tais como as apreensões mais significativas e as menos usuais de drogas e de precursores químicos, novos locais ou métodos para manufatura clandestina, mudanças na legislação para o combate às drogas sintéticas, o surgimento de novos tipos de drogas e implicações à saúde dos usuários. O primeiro volume (publicado em março de 2009) destacou vários países ao redor do mundo nos quais novos contextos do processo de manufatura foram identificados, demonstrando a flexibilidade e velocidade com a qual os processos de manufatura dos estimulantes do tipo anfetamina (ATS, sigla para amphetamine-type stimulants) podem se estabelecer em qualquer local.

O volume 2 contém vários artigos relacionados aos novos tipos de drogas sintéticas e de precursores químicos. Enquanto alguns destes novos produtos são apenas simples combinações de outras drogas já existentes, outros, como a fluoroanfetamina, parecem ser completamente novos no mercado. Muitas destas substâncias são especialmente desenvolvidas para driblar controles nacionais e internacionais, por meio de modificações sutis em suas composições. Elas raramente são testadas para o consumo humano e incidências de envenenamento, alguns até mesmo fatais, já foram relatadas.

África: nova área de produção

Um fato abordado nesta nova publicação foi descoberto quando uma ação conjunta do UNODC e da Polícia Criminal Internacional (INTERPOL) encontrou fortes evidências de que a África Ocidental está envolvida na manufatura de drogas sintéticas, especificamente o ecstasy. É amplamente sabido que a África Ocidental era uma rota do tráfico proveniente da América Latina com destino à Europa, mas infelizmente descobriu-se que a região é também produtora de drogas sintéticas.

Em dois locais na Guiné, foram encontrados mais de 5,000 litros de óleo de sassafrás e 80 litros de 3,4-MDP2P, duas substâncias usadas na produção de ecstasy. Análises laboratoriais confirmaram a presença de ecstasy em um container de reação de alta-pressão encontrado próximo a Kissosso. Quatro containeres de reação química de alta-pressão de tamanho industrial também foram encontrados em um outro local. Ainda não está claro se estes containeres foram realocados de outros locais de manufatura dentro da Guiné ou se foram trazidos do exterior. Entretanto, a apreensão de químicos utilizados para a fabricação de ecstasy, a presença de containeres de alta-pressão de escala industrial e a forte evidência científica que relaciona o maquinário e precursores químicos a intenção de sintetizar drogas, são uma preocupação para os governos africanos, que não estão preparados para o enfrentamento de drogas. Como nunca antes, é urgente a implantação uma iniciativa global para o enfretamento às drogas sintéticas.

O diretor executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, falou sobre o tema ao Conselho de Segurança da ONU: "A África Ocidental está prestes a se tornar uma fonte de drogas e não mais apenas uma área de trânsito. O crime organizado está se enraizando na região". O cenário pelo qual substâncias sob controle internacional estariam sendo produzidas e processadas nesta área está de desenrolando com uma velocidade alarmante.

Todas as notícias