Novo software desenvolvido pelo UNODC facilita o combate à corrupção

Photo: UNODC11 de novembro de 2009 - Como medir a corrupção de um país? Alguns dizem que essa tarefa é como perseguir sombras. Outros dizem que ela pode ser feita pela análise de índices de percepção. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desenvolveu uma nova ferramenta de mensuração da corrupção por meio de um software.

Com essa nova ferramenta, os países signatários da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção estão sendo requisitados a avaliar o processo implementação da convenção em cada país. Até então, era necessário que os países preenchessem questionários, tarefa que costumava ser um tanto difícil.

A fim de facilitar o processo de análise, a equipe de tecnologia do INODC desenvolveu um software contendo um sistema de autoavaliação, por meio de um checklist sobre a aplicação da convenção. O mesmo software pode ser também utilizado para avaliar a implementação da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seus três protocolos (sobre tráfico de pessoas, sobre contrabando de migrantes e sobre o tráfico ilícito de armas de fogo).

Segundo Dimitri Vlassis, chefe da Seção de Corrupção e Crimes Econômicos do UNODC, este software pode economizar tempo e trabalho. "No passado, havia muita papelada e duplicação de tarefas. Agora, com apenas um clique, os Estados podem inserir seus dados no sistema", diz Vlassis. Com a introdução de referências cruzadas entre as informações sobre diferentes tratados relacionados ao crime, o software automaticamente alerta os usuários quando informações sobre mais de um tratado já foi inserida. A partir disso, os usuários podem importar essas informações ou alterá-las quando for necessário.

O software cumpre outra importante função: a avaliação das necessidades. "Os relatórios gerados pela lista de autoavaliação apresentam uma análise comparativa que permite aos Estados e ao UNODC identificar as lacunas nas quais a cooperação técnica é necessária", explica Vlassis.

O especialista em prevenção criminal do UNODC Giovanni Gallo, que ajudou a desenvolver a ferramenta, explica algumas das suas funções. "Há links direcionados para guias de referência sobre legislação, referências cruzadas a outros tratados pertinentes, além de modelos e guias de instruções de fácil entendimento, tornando o sistema mais eficaz."

O checklist proposto pelo UNODC foi testado em 37 países em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com uma resposta muito positiva.

"Este é o mais recente produto de um conjunto de softwares produzidos com sucesso pelo escritório", diz o diretor de tecnologia do UNODC, Phillip Kruss. "Os países que se dedicam a combater a corrupção e outros tipos de crime podem recorrer às soluções de TI desenvolvidas internamente pelos pesquisadores de software da UNODC, que possuem uma expertise que não existe no mercado".

O próximo passo agora é a implantação do software no maior número de países possível, processo que será feito pelo UNODC em parceria com o PNUD.

O software foi desenvolvido graças às contribuições dos governos do Canadá, da Alemanha e dos Estados Unidos.

Para solicitar o programa, envie um email para: uncac.cop@unodc.org

Todas as notícias