UNODC lança novo instrumento de avaliação da prevenção ao crime

Photo: UNODC18 de novembro de 2009 - Em muitos países, a prevenção ao crimine tem sido tradicionalmente vista como uma responsabilidade da polícia. No entanto, a partir uma série de pesquisas e experiências inovadoras ao redor do mundo, hoje se reconhece que a criminalidade tem múltiplas dimensões. Muitos outros setores da sociedade causam impacto sobre os índices de criminalidade e, portanto, têm também responsabilidade de agir para ajudar a prevenir o crime.

Para apoiar os esforços de prevenção à criminalidade por parte das agências da ONU, dos organismos doadores, dos Estados Membros e de outras entidades, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e o Centro Internacional para a Prevenção do Crime lançou recentemente uma ferramenta de avaliação da prevenção ao crime.

A ferramenta foi desenvolvida para avaliar as necessidades de prevenção ao crime, identificar as áreas para a cooperação técnica, delinear intervenções que incorporem padrões e normas das Nações Unidas para a prevenção ao crime e promover um melhor treinamento sobre essas questões. Trata-se de mais um passo no sentido de desenvolver abordagens integradas de prevenção à criminalidade.

A ferramenta é o mais novo componente do Kit de Ferramentas de Avaliação de Justiça Criminal do UNODC, cujo objetivo é contribuir para a avaliação das necessidades dos países no campo da justiça criminal e de prevenção do crime, para que a cooperação técnica oferecida seja mais adequada e eficaz.

O documento deve ser utilizado em conjunto com o kit principal de ferramentas, o qual aborda policiamento, acesso à justiça, medidas privativas e não privativas de liberdade, além de questões transversais como informações de justiça criminal, justiça de menores, vítimas e testemunhas e cooperação internacional.

Assim como as demais peças integrantes do kit, este documento será atualizado periodicamente.

Todos estão convidados a apresentar suas observações, correções e sugestões para o UNODC, pelo e-mail: criminal.justice@unodc.org

Acesse:


Ferramenta de Avaliação da Prevenção ao Crime (em inglês)
Kit de Ferramentas de Avaliação de Justiça Criminal do UNODC (em inglês)

Todas as notícias