V Fórum Latino-Americano e Caribenho sobre HIV, AIDS e DST começa nesta sábado no Peru

Photo: UNODC20 de novembro de 2009 - Delegações de 20 países do continente já estão em Lima, no Peru, para participar do V Fórum Latino-Americano e Caribenho sobre HIV, AIDS e DST, que começa nesta sábado (21) e se estende até segunda-feira (23). O objetivo do Fórum é a discussão de políticas públicas nos temas relacionados à saúde e à prevenção de DST/HIV/aids, além de reforçar o compromisso e a participação das autoridades públicas, dos tomadores de decisão, dos líderes nacionais, das redes comunitárias e dos organismos internacionais.

O evento serve também como espaço para compartilhar lições aprendidas e boas práticas, nos campos de prevenção, ciências básicas, atenção integral, estudos sociais e epidemiológicos, resposta social e gestão de políticas públicas. De acordo com o secretário do Grupo de Coordenação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV e AIDS (GCTH), José Luis Mesones, o encontro vai "consolidar os mecanismos de cooperação Sul-Sul, fortalecer a organização e o inter-relacionamento entre os programas inscritos e suas redes associadas". O encontro tem como lema: "a saúde é nosso direito, o acesso universal é a nossa meta e a não descriminação é o nosso desafio".

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estará presente no evento, representados pelas assessoras técnicas em HIV e AIDS, Nara Santos e Carola Lew, que irão mediar as mesas-redondas "HIV e Sistema Penitenciário" e "Melhores Práticas e Apresentação de Estudos sobre HIV e Populações Vulneráveis".

Os participantes do Fórum buscam promover um alinhamento das políticas públicas nacionais e regionais em torno do acesso universal à saúde, da prevenção, da atenção e do tratamento, sempre dentro de uma perspectiva de respeito aos direitos humanos, promovendo a participação, a igualdade e o envolvimento multissetorial da sociedade.

Além disso, pretendem visualizar os avanços da resposta à epidemia na região, por meio do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos em matéria de DST/HIV/Aids.

Mídia comunitária

Paralelamente, eventos satélites abordam assuntos específicos que estejam relacionados à temática geral do Fórum. Um deles é o encontro entre 21 correspondentes comunitários de diferentes países da América Latina. A intenção é capacitá-los para que possam compreender a dinâmica de comunicação de veículos de massa, interagir com eles, alimentando-os com a pauta HIV/aids. A formação da primeira equipe regional de correspondentes vai oferecer recursos profissionais de comunicação para que essas lideranças possam cobrir a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo ano.

"Este tipo de encontro é importante para capacitar uma nova geração de correspondentes comunitários que darão voz às comunidades excluídas das discussões e decisões", diz o coordenador do evento, Javier Houcarde Bellocq.

Mais informações: www.forovih2009.minsa.gob.pe

Todas as notícias