Nicolas Cage é o novo embaixador do UNODC para a Justiça

Photo: UNODC 4 de dezembro de 2009 O aclamado ator e produtor de filmes Nicolas Cage foi nomeado Embaixador da Boa Vontade para a Justiça Global pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A nomeação foi feita pelo Diretor-Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, durante o 14º jantar anual beneficente da Associação dos Correspondentes das Nações Unidas (UNCA, na sigla em inglês), em Nova Iorque. Na ocasião, Cage também foi homenageado como Cidadão Global do Ano por Conquistas Humanitárias, pela UNCA.

Veja fotos da atuação de Nicolas Cage na África Oriental

Nicolas Cage já estrelou mais de 65 grandes filmes e ganhou o Oscar de melhor ator pelo filme Despedida em Las Vegas. Depois, Também foi indicado por sua dupla performance em Adaptação. O ator também já foi premiado com um Globo de Ouro, dois MTV Movie Awards e um Screen Actors Guild Award, entre outros. O ator também tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. "Meu real papel como Embaixador da Boa Vontade do UNODC para a Justiça certamente será ainda mais desafiadora e significativa do que os papeis que vivi nas telas de cinema", disse o ator.

De acordo com o Costa, "personagens dramatizados por Nicolas Cage nos expuseram a alguns dos mais sombrios aspectos da natureza humana. Agora ele está engajado em um dos mais nobres papeis: a busca pela justiça. O Senhor da Armas se tornou um mensageiro da paz, o tenente mau (do filme Vício Frenético) se transformou em um bom policial e o preso em A Rota da Fuga agora é um defensor da reforma prisional. O seu status de estrela e sua forte convicção irão nos ajudar a alcançar o objetivo de promover segurança e justiça para todos"

Produtor, diretor e ator de filmes que geralmente lidam com temáticas relativas à justiça global, ao terrorismo, ao tráfico de armas e de drogas e aos crimes sexuais, Cage já havia trabalhado anteriormente com o UNODC. Em maio de 2009, ele lançou a exposição beneficente "Welcome to Gulu", na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, com pinturas de meninos-soldados e meninas sequestradas ugandenses

Recentemente, Cage retornou de uma missão de uma semana na Uganda e no Quênia, focada no recrutamento de crianças-soldados e em outras formas de tráfico humano, bem como na pirataria, nas condições das prisões, no HIV/aids e na dependência de drogas.

Como Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para a Justiça Global, Nicolas Cage vai usar a arte da dramaturgia como ferramenta para a justiça global e para apoio às vítimas. "Eu pretendo chamar atenção para a necessidade de justiça global, divulgar o trabalho que o UNODC realiza e destacar como todos nós podemos fazer a diferença", disse, ao aceitar sua nomeação.

Todas as notícias