UNODC e CGU celebram Dia Internacional contra a Corrupção

Photo: UNODC 8 de dezembro - Um evento a ser realizado amanhã (9/12), no auditório do Brasília Alvorada Hotel, marca as comemorações, no Brasil, pela passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção. Coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o evento terá a participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do professor Stuart Gilman, consultor da ONU e um dos maiores especialistas do mundo no tema anticorrupção.

No evento, o Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, fará um relato dos avanços alcançados pelo Brasil na prevenção e combate à corrupção, e serão lançadas, também, novas formas de consultas ao Portal da Transparência, que conterá informações também sobre as receitas federais e sobre os servidores da Administração Federal.

Reformas necessárias

Em seu pronunciamento, o Ministro Jorge Hage apontará também o que ainda falta para tornar mais completo o enfrentamento da corrupção: a reforma processual que reduza os recursos e incidentes protelatórios na Justiça, de modo a acabar com a impunidade; e as reformas político-eleitorais, especialmente quanto ao financiamento de campanhas.

Participarão também do evento o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar e Benjamin Zymler, a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vários outros ministros de Estado, e dirigentes de outros órgãos públicos e de entidades da sociedade civil envolvidas com o combate à corrupção.

O Portal da Transparência, que será aprimorado com novas formas de consulta, já conta, atualmente, com quase 900 milhões de informações, permitindo a vigilância da população sobre recursos totais da ordem de R$ 6 trilhões. Considerado um dos mais completos do mundo em seu gênero, já recebeu, desde o seu lançamento, em 2004, quase uma dezena de prêmios, inclusive internacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGUM

Todas as notícias