Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon pelo Dia Internacional pela Cooperação Sul-Sul

ONU19 de dezembro de 2009 - A cooperação Sul-Sul está prosperando. Ela avançou no comércio e abriu novos caminhos para o crescimento econômico. Fluxos financeiros Sul-Sul foram decisivos para afastar alguns dos impactos da crise econômica global.

Apesar desses sucessos, os países em desenvolvimento continuam enfrentando desafios graves, tais como a fome, a aids, perdas de empregos e outras consequências da crise econômica, e a necessidade de se adaptar às potenciais mudanças climáticas catastróficas. A resposta global a esses desafios deve prestar especial atenção ao Sul e, em particular, aos países menos desenvolvidos, que sofrem primeiro e mais intensamente.

O tema deste ano do Dia Internacional pela Cooperação Sul-Sul - "Soluções inovadoras por meio de parcerias inclusivas" - destina-se a destacar a necessidade de alianças e coalizões mais fortes. Eu encorajo os países do Sul a aprofundar sua cooperação e exorto os países do Norte a apoiar esses esforços. Mas é necessário que haja mais parcerias Norte-Sul também. A Cooperação Sul-Sul não deve ser vista como uma substituta para a cooperação Norte-Sul, mas como complementar a ela.

Muitos países do Sul têm mostrado capacidades institucionais, técnicas e financeiras cada vez mais fortes. Há apenas duas semanas, em Nairobi, durante a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, os Estados Membros renovaram seu compromisso de aproveitar essas conquistas e buscar caminhos mais abrangentes para a cooperação pelo desenvolvimento. Neste dia internacional, comprometamo-nos a fazer mais para perceber o grande potencial do comércio Sul-Sul e da cooperação triangular.

Todas as notícias