Epidemia de HIV e aids na Europa do Leste é destaque na Conferência AIDS 2010 em Viena

10 de Março de 2010 - A crescente epidemia de HIV e aids na Europa do Leste, alimentada principalmente pelo uso inseguro de drogas injetáveis, será um tema de destaque na VII Conferência Internacional sobre Aids (AIDS 2010), que ocorrerá em Viena em julho.

"Para interromper a trajetória da epidemia do HIV na Europa do Leste, devemos frear novas infecções entre usuários de drogas injetáveis e seus parceiros", disse o diretor executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, em uma conferência de imprensa realizada nesta quarta-feira (10/03) sobre a AIDS 2010. "As pessoas que usam drogas têm o direito de acesso as melhores opções possíveis de prevenção, cuidado e tratamento", complementou.

Dados publicados recentemente pela revista científica The Lancet mostram que os usuários de drogas injetáveis muitas vezes tem pouca ou nenhuma informação baseada em evidências sobre serviços relacionados ao HIV. Em todo o mundo, apenas duas agulhas e seringas são distribuídas a usuários de drogas injetáveis por mês, apenas 8% dos usuários de drogas injetáveis recebem substituição terapêutica por opioides e apenas 4% dos usuários de drogas que são HIV positivos recebem terapia antirretroviral.

"Nós podemos e devemos reverter essa epidemia de HIV, primeiramente prevenindo a disseminação do uso de drogas, e depois fornecendo tratamento aos dependentes. Esse programa voltado ao HIV inclui medidas específicas como o fornecimento de material limpo de injeção, terapia de substituição por opioides e terapia antirretroviral," disse Antonio Maria Costa, diretor executivo da UNODC.

As Nações Unidas, por meio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), está apoiando a conferência AIDS 2010, que ocorrerá entre 18 a 23 de julho e que é organizada pela Sociedade Internacional da AIDS, uma organização não-governamental.

Photo:UNODCNa conferência, os participantes irão examinar os progressos realizados em todo o mundo sobre o ano de 2010 - prazo definido pelos líderes mundiais para, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, alcançar o acesso universal a serviços para o tratamento e a prevenção do HIV e da aids.

Cerca de 25 mil pessoas trabalham na área de HIV - responsáveis por políticas públicas, legisladores, pesquisadores, pessoas que vivendo com o HIV e pessoas empenhadas em acabar com a pandemia - irão participar da conferência, que tem como tema "Direitos Aqui e Agora" (Rights Here, Right Now), enfatizando a importância central dos direitos humanos na resposta ao HIV.

Na conferência em Viena, os organizadores irão destacar a situação da Europa do Leste e da Ásia Central, regiões que estão enfrentando um rápido crescimento da epidemia de HIV por meio do uso inseguro das drogas injetáveis. Foi estimado em 1,5 milhão o número de pessoas que vivem com o HIV nessas regiões. A probabilidade da transmissão do HIV por meio do compartilhamento de agulhas e equipamentos injetáveis é três vezes maior do que durante a relação sexual.

Photo:UNODC:Press Conference for AIDS 2010Junto com o UNIADS, o UNODC é a agência da ONU que lidera as ações de prevenção, tratamento e atenção ao HIV voltados a usuários de drogas a pessoas em provação de liberdade. O UNODC atua em 55 países prioritários da África, Europa do Leste, Ásia Central, Sul e Sudeste da Ásia, América Latina e Caribe, ajudando os países a fornecer a usuários de drogas, presos e pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas dados informativos abrangentes sobre os serviços para o HIV.

Informações adicionais

Conferência AIDS 2010
Informações sobre o uso de drogas e o HIV (em inglês)

Todas as notícias