Reunião propõe soluções contra crimes cibernéticos

Foto: UNIS13 abril 2010 - O primeiro encontro do Comitê II do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal tratou de um assunto recentemente incluído na agenda das autoridades: o combate aos crimes cometidos através da internet. Entre os representantes dos países presentes na reunião, um consenso: a impossibilidade de erradicar crimes virtuais sem unificar políticas de combate e repressão.

O ponto pacífico da discussão foi a admissão de uma lacuna digital entre os hemisférios Norte e Sul. "A hospedagem dos sites fora dos países onde acontecem os crimes cria uma barreira para a punição. Cada país tem sua legislação e as fronteiras físicas contribuem para a impunidade", explica Romeu Tuma Júnior, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. Foram debatidas ainda possíveis soluções para erradicar crimes na rede, como roubo de identidade, falsificações e roubo de dados bancários."Essa modalidade de crime cresceu, pois se tornou uma fonte de rentabilidade rápida", pontuou uma representante da delegação argentina.

A Arábia Saudita, por sua vez, destacou a necessidade de qualificar pessoas para atuar em segurança virtual. Os Estados Unidos relembraram a força da Convenção de Budapeste, acordo assinado em 2001, que foi a primeira iniciativa com relação aos crimes cometidos na rede mundial de computadores. Ao final das discussões, Cuba sugeriu penalizar os países que se recusassem a aplicar leis punitivas aos infratores cibernéticos.

Fonte: Secretaria Nacional de Justiça

Todas as notícias