Salvador sedia Pré-Conferência de Juventude das Américas nos dias 24, 25 e 26 de maio

18 de maio de 2010 - Entre os dias 24 e 26 de maio, a cidade de Salvador (BA) sediará a Pré-Conferência de Juventude das Américas, que vai reunir representantes governamentais e da sociedade civil do Brasil e de outros 29 países. O evento, que antecede a Conferência Mundial de Juventude, agendada para o período de 31 de julho a 13 de agosto, no México, vai debater os avanços das políticas juvenis no Continente e construir uma pauta conjunta que será levada ao encontro mundial.

A pré-conferência será realizada no Hotel Pestana e o ato de abertura, às 10h de segunda-feira (24), contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; do secretário nacional de Juventude, Beto Cury; do governador da Bahia, Jaques Wagner; do prefeito de Salvador, João Henrique Barradas; da ministra de Juventude do México, Priscila Vera; da coordenadora do Grupo de Trabalho da ONU para a Conferência da Juventude e diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas para a América Latina (UNFPA), Marcela Suazo; do coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek; e do secretário-geral da Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ), Eugênio Ravinet, entre outras autoridades.

A Conferência Mundial do México faz parte das comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2010 como o Ano Internacional da Juventude. O objetivo da entidade é estimular jovens de todo o mundo a se engajarem na conquista dos Objetivos do Milênio (ODM), que buscam reduzir uma série de males sociais até 2015, entre eles o combate à fome, à mortalidade materna e infantil, à extrema pobreza e à falta de acesso à educação.

A pré-conferência de Salvador está sendo organizada pelo Brasil a pedido do governo mexicano, em reconhecimento ao esforço que o país vem realizando nos últimos anos para consolidar uma política de juventude que seja capaz de assegurar plenamente os direitos dos jovens, para que estes exerçam, na prática, o papel de protagonistas nos projetos prioritários do país.

O evento está sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o governo da Bahia e com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de várias agências como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), entre outras; conta também com o apoio de outros organismos internacionais, como a Organização Ibero-Americana da Juventude (OIJ).

Até o momento 140 participantes de governo confirmaram presença, incluindo os seguintes países: Argentina, Belize, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guiana Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Uruguai, além de Espanha e França, que participam do evento como observadores. A pré-conferência contará também com a participação de representantes da sociedade civil de diversos países, incluindo Canadá e Estados Unidos.

Informações para os participantes

Serviço:

Pré-Conferência das Américas
24 a 26 de maio
Hotel Pestana, Salvador (BA)
Mais informações: www.juventude.gov.br

Informações adicionais:

  • Assessoria de Comunicação - Secretaria-Geral da Presidência da República: (61) 3411-1407
  • Assessoria de Comunicação - UNFPA no Brasil: (61) 3038-9259 e (61) 9181-1000
  • Assessoria de Comunicação - UNIC Rio: (21) 2253-2211 / (21) 8202-0171


Fonte: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil

Todas as notícias