Brasil lança XII Semana Nacional sobre Drogas

Foto: ABr21 de junho de 2010 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou nesta segunda-feira (21), a XII Semana Nacional Sobre Drogas, que, este ano, tem como tema "Juventude na Prevenção do Uso de Drogas". Instituída em 1999, a semana sobre drogas tem como finalidade estimular o debate sobre os riscos e as consequências do abuso de substâncias ilícitas, além de promover o desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema.

Devido à sua crescente disseminação nos últimos anos no Brasil, o crack tem uma atenção especial nesta edição da semana nacional sobre drogas. "Precisamos travar uma guerra sem dó e sem piedade contra o crack, seja nas fronteiras ou nas cidades", afirmou o presidente Lula, na cerimônia de abertura da semana. "O crack hoje é grave porque ele chegou na parte mais pobre da população e também está em pequenas cidades do interior. Temos que dar uma demonstração de capacidade de enfrentamento", completou o presidente.

Durante a cerimônia, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de levar o tema para discussão junto aos magistrados, servidores e membros da equipe multidisciplinar que atuam nos Juizados Especiais Criminais e nos Juizados da Infância e da Juventude. A ideia é que os servidores, conciliadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros colaboradores do Poder Judiciário possam orientar e esclarecer os usuários e dependentes sobre os recursos comunitários disponíveis, desde o primeiro contato, até o encaminhamento à rede de tratamento e reinserção social.

Também na cerimônia foram premiados os vencedores dos concursos de Fotografias, Jingles, Cartazes e Monografias, promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Este ano, houve cerca de dez mil trabalhos inscritos por participantes de todas as regiões do país.

A Semana Nacional sobre Drogas ocorre entre os dias 19 e 26 de junho, mobilizando os integrantes do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) nos estados e municípios, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do abuso de drogas.

Mais informações sobre a XII Semana Nacional sobre Drogas no site da SENAD.

Todas as notícias