UNODC e ICOS vão atuar em conjunto contra o crime e o tráfico de drogas no Cone Sul

Bo Mathiasen e Emmanuel Reinert assinam memorando. (foto: UNODC)21 de junho de 2010 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Conselho Internacional sobre Segurança e Desenvolvimento (ICOS), assinaram, nesta segunda-feira (21), um memorando de entendimento que expressa o interesse das duas instituições em criar uma parceria para desenvolver atividades colaborativas relacionadas à prevenção ao crime, à justiça criminal, ao combate ao crime organizado e à ampliação da capacidade de instituições de segurança pública e de justiça criminal, no âmbito do Cone Sul.

O acordo reforça a parceria entre essas duas instituições, que já atuam conjuntamente em um projeto para reforçar a capacidade do Departamento de Polícia Federal em combater do crime organizado e tráfico de drogas no Brasil.

Financiado por um fundo europeu ( The Mecator Fund), ICOS é uma organização internacional que desenvolve políticas públicas para aperfeiçoar a segurança, o desenvolvimento social, a saúde pública e o combate ao tráfico de drogas nos países em que atua.

Com essa parceria, UNODC e ICOS reforçam a ideia de que, considerando o caráter transnacional do crime organizado, somente uma atuação coordenada entre os diferentes países poderá ser efetiva para atingir o objetivo de melhorar a segurança de seus cidadãos. "É importante atuarmos em conjunto para vencermos os desafios que se apresentam aos países do Cone Sul", disse Emmanuel Reinert, Diretor Executivo do ICOS, ao assinar o memorando com o UNODC.

Todas as notícias