Brasil e Paraguai debatem cooperação entre órgãos de justiça

30 de junho de 2010 - Acontece nesta quarta (30) e quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o 2º Seminário Internacional sobre Repressão ao Crime Organizado. O objetivo é debater questões legais e operacionais sobre a cooperação entre os órgãos do sistema de justiça criminal do Brasil e do Paraguai. A realização é da Polícia Federal e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

"A colaboração policial entre Paraguai e Brasil estimulou a buscarmos uma integração maior, não apenas no campo policial, mas a chegarmos ao ponto de reunir, em uma mesma mesa, juízes brasileiros e paraguaios, além de policiais e membros do Ministério Público", disse Roberto Troncon filho, diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal brasileira. "A segurança da região só vai ser alcançada quando houver uma segurança mínima pra todos e uma cooperação internacional efetiva", complementou Nívio Nascimento, oficial de programa do  UNODC na área de Prevenção ao Crime e Segurança Pública.

Com o encontro, pretende-se identificar dificuldades à cooperação bilateral para agilizar o processamento dos pedidos de assistência jurídica em matéria criminal, superar entraves burocráticos e estabelecer procedimentos para a solução de conflitos relativos à área. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça ficará responsável por expor o tema "marcos legais e mecanismos de cooperação e assistência jurídica em matéria criminal".

Fonte: Ministério da Justiça e UNODC

Todas as notícias