Secretário-geral da ONU nomeia o russo Yuri Fedotov como novo Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

10 de julho de 2010 - O Secretário-Geral da Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira (9),  a nomeação de Yuri Fedotov, da Federação Russa, como o novo Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Ele sucede a Antonio Maria Costa também como Diretor Geral do Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV). O Secretário-Geral agradece ao Sr. Costa pelos serviços prestados à organização e por seu compromisso ao chefiar o UNODC desde 2002.

O Sr. Fedotov traz uma extensa experiência à sua nova função, com grande familiaridade em relação aos temas da agenda do UNODC: Estado de Direito; políticas e análises de tendências; prevenção, tratamento e reintegração; e desenvolvimento alternativo. O UNODC é um líder global na luta contra as drogas ilícitas e o crime organizado transnacional e a agência da ONU encarregada de apoiar os Estados-Membros na sua luta contra as drogas ilícitas, o crime e o terrorismo.

Atualmente, o Sr. Fedotov é o Embaixador da Federação Russa no Reino Unido. Ele já atuou como Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Representante Permanente Adjunto da Federação junto às Nações Unidas, em Nova York, tendo ingressado no serviço diplomático em 1971.

O Sr. Fedotov foi condecorado como Membro Emérito do Serviço Diplomático, e também com a Ordem da Amizade e o Certificado de Apreço pelo Presidente da Federação Russa.

Nascido em 1947, graduou-se no Instituto de Relações Internacionais de Moscou.

Ele é casado e tem um filho e uma filha.

Fonte: Departamento de Informação Pública - ONU Nova Iorque

Todas as notícias