Academia Internacional Anticorrupção na reta final para ser inaugurada

02 de agosto de 2010 - A Academia Internacional Anticorrupção (IACA na sigla em inglês) é a primeira instituição educacional voltada para o combate à corrupção. Prevista para ser inaugurada em setembro, a Academia vai treinar gestores governamentais, o setor privado e a sociedade civil, além de juizes, investigadores, promotores, policiais, fiscais e acadêmicos do mundo inteiro.

Para sediar a Academia, o Governo da Áustria ofereceu um espaço na cidade de Laxenburg, próxima a Viena. "A parceria entre a Áustria, o UNODC e o Escritório Europeu Anti-fraude para estabelecer a IACA é uma prova da vontade conjunta de atender a demanda urgente por educação e treinamento de especialistas", disse Martin Kreutner, chefe da Equipe de Transição da IACA. A idéia é que Academia se torne uma organização internacional em 2011.

O lançamento da Academia será feito durante a conferência "Da Visão à Realidade: uma abordagem nova e holística para combater a Corrupção", que será realizada nos dias 2 e 3 de setembro, em Viena.

A expectativa é que Academia permita a implantação mais efetiva da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, além de medidas preventivas, criminalização e aplicação da legislação, cooperação internacional e recuperação de ativos. O UNODC já oferece assistência técnica aos Estados para se capacitarem nessas áreas.

"As Nações Unidas apóiam amplamente a criação da Academia, que vai ajudar a aprofundar o nosso objetivo na de construir uma cultura de integridade e criar uma nova geração de líderes nos setores público e privado", disse Dimitri Vlassis, chefe da Área sobre Corrupção e Crimes Econômicos do UNODC.

A IACA vai oferecer programas adaptados, incluindo cursos para alunos de países em desenvolvimento. Os alunos poderão obter graus acadêmicos ao mesmo tempo em que trocam idéias e estabelecem contatos no campus. Finalmente, a Academia também vai funcionar como um think tank e um ponto de referência para todos os assuntos relacionados à corrupção. As aulas serão ministradas por estudantes e especialistas internacionalmente reconhecidos. "O treinamento superior junto à pesquisa acadêmica avançada será para aqueles que precisam uma vantagem significativa no trabalho", disse Kreutner que acrescentou ainda que "O know-how deve se disseminar nos seus países, o que vai ajudar a criar condições para mudanças".

A IACA procura estabelecer parcerias com organizações internacionais (como o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), redes anti-corrupção, instituições acadêmicas internacionais e o setor privado. Segundo Kreutners "a crescente participação de empresas privadas que querem estabelecer programas de observação ética é outro aspecto interessante do nosso trabalho".

Otimista sobre o futuro, para o diretor a comunidade internacional está no caminho certo na luta contra a corrupção. "A corrupção não é inevitável, mas não é mais um problema local; é um problema global e precisa de uma resposta internacional conjunta. Estamos no caminho certo com a Convenção e a AIACA", disse Kreutner.

Para mais informação visite www.iaca-info.org

Todas as notícias