Plano Nacional de combate ao Crack vai receber R$408 milhões

11 de agosto de 2010 - O Governo Federal vai investir R$408 milhões para implementar ações imediatas do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Os recursos serão destinados aos ministérios da Justiça, para implementar medidas de combate ao tráfico de drogas, da Saúde para ampliar o número de leitos para internação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para ações de reinserção social e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, a Senad, para ações de prevenção.

Considerados atores chave na atenção integral ao usuário de drogas, mais de 10 mil profissionais que trabalham nas áreas de saúde e educação, além de lideranças comunitárias, devem começar, ainda este mês, a participar de cursos de capacitação.

Instituído pelo Decreto 7.179/10, em maio deste ano, o plano é composto de ações de aplicação imediata e ações estruturantes. Entre as ações imediatas, destacam-se aquelas voltadas para o enfrentamento ao tráfico da droga em todo o território nacional, principalmente nos municípios localizados em regiões de fronteira e a realização de uma campanha permanente de mobilização nacional para estimular o engajamento ao plano. Já as ações estruturantes organizam-se em torno de quatro eixos: integração de ações de prevenção, tratamento e reinserção social; diagnóstico da situação sobre o consumo do crack e suas consequências; campanha permanente de mobilização, informação e orientação; e formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias.

Todas as notícias