Governo do Paraguai e UNODC lançam manual de plano estratégico de investigação penal

16 de  agosto de 2010 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNODC, o Ministério Público, a Corte Suprema e a Polícia Nacional do Paraguai lançam oficialmente, nesta terça-feira, o programa de capacitação e a técnica de investigação "Plano Estratégico do Caso".

O plano consiste num meio de coordenação e manejo estratégico da investigação penal, uma ferramenta efetiva de trabalho para fiscais e policiais que permite estabelecer diretrizes concretas de curto prazo para tornar mais eficiente a investigação penal de todos os tipos de crimes e principalmente na luta contra o crime organizado, fortalecescendo dessa forma a administração da Justiça no país. Além de contar com um manejo adecuado do PEC, os casos apresentados em juizo serão organizados de forma a conferir maior transparência às decisões judiciais.

No mesmo dia será assinado um acordo de cooperaçãop entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia Nacional para a implementação do manual, fruto de uma parceria do UNODC e a Embaixada Britânica.

Nos últimos cinco meses o UNODC treinou uma equipe técnica de 16 fiscais, policiais e juizes em boas práticas na área de investigação penal. A experiência e contribuições desse time serviram como base para desenhar o Manual do Plano Estratégico do Caso (PEC), de acordo com as características e necessidades do país. A partir da assinatura do acordo, a equipe e especialistas do UNODC devem capacitar pelo menos mil fiscais, policiais e juizes de todo o país.

A expectativa é que, ao concluir a capacitação, os policiais, fiscais e juizes estejam mais preparados para enfrentar os desafios do sistema penal e utilizar a ferramenta para investigações penais.

 

Todas as notícias