UNODC lança versão em português de instrumento de avaliação da prevenção ao crime

29 de setembro de 2010 - A prevenção ao crime não pode ser vista como uma responsabilidade apenas da polícia. A partir uma série de pesquisas e experiências inovadoras ao redor do mundo, hoje se reconhece que a criminalidade tem múltiplas dimensões. Diversos setores da sociedade causam impacto sobre os índices de criminalidade e, portanto, têm também a responsabilidade de agir na prevenção ao crime.

Para facilitar o acesso às ferramentas de avaliação da prevenção ao crime, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o  Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e o  Centro Internacional para a Prevenção do Crime acabam de lançar a versão em português para download da Ferramenta de Avaliação de Prevenção ao Crime, que faz parte do Kit de Ferramentas de Avaliação de Justiça Criminal do UNODC.

A ferramenta foi desenvolvida para avaliar as necessidades de prevenção ao crime, identificar as áreas para a cooperação técnica, delinear intervenções que incorporem padrões e normas das Nações Unidas para a prevenção ao crime e aprimorar as formas de treinamento sobre essas questões.

O documento deve ser utilizado em conjunto com o kit principal de ferramentas, o qual aborda policiamento, acesso à justiça, medidas privativas e não privativas de liberdade, além de questões transversais como informações sobre justiça criminal, justiça de menores, vítimas e testemunhas e cooperação internacional.

A publicação em inglês da ferramenta foi lançada no final do ano passado para apoiar os esforços de prevenção à criminalidade por parte das agências da ONU, dos organismos doadores, dos Estados Membros e de outras instituições. Assim como as demais peças integrantes do kit, este documento será atualizado periodicamente.

Todos estão convidados a apresentar suas observações, correções e sugestões para o UNODC, pelo e-mail: criminal.justice@unodc.org

Acesse:
Ferramenta de Avaliação da Prevenção ao Crime (em português)

Ferramenta de Avaliação da Prevenção ao Crime (em inglês)

Kit de Ferramentas de Avaliação de Justiça Criminal do UNODC (em inglês)

Todas as notícias