Comunidade internacional amplia os esforços para ajudar as vítimas do tráfico de pessoas

05 de outubro de 2010 - O Grupo de Amigos contra o Tráfico de pessoas, uma coalizão de 20 países, se reuniu recentemente em Nova Iorque para unir esforços contra a escravidão dos dias de hoje. Reiterando o seu apoio à iniciativa, o diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, elogiou "o compromisso do grupo com a promoção de ações decisivas nos níveis nacional, regional e internacional para fortalecer a luta contra o tráfico de pessoas".

De acordo com as Nações Unidas, mais de 2.4 milhões de pessoas são exploradas como vítimas do tráfico de pessoas. Todos os anos, milhares de mulheres e crianças são exploradas por criminosos no trabalho forçado ou no comércio do sexo. Nenhum país é imune e quase todos têm um papel, seja como país de origem, trânsito ou destino.

O Grupo desempenha um papel importante no apoio ao Plano Global de Ação de Combate ao Tráfico de Pessoas das Nações Unidas. Adotado pela Assembléia Geral, em julho de 2010, o Plano insta os governos a adotarem medidas coordenadas, compreensivas e consistentes para combater esse tráfico e promover uma abordagem baseada no respeito aos Direitos Humanos.

O Plano sugeriu a criação de um fundo voluntário das Nações Unidas para as vítimas de tráfico, especialmente para mulheres e crianças. O fundo ajudaria os governos, assim como organizações intergovernamentais e não-governamentais, a proteger e dar suporte às vítimas do tráfico de pessoas, de forma que elas possam se recuperar das marcas físicas e psicológicas. O fundo também lhes proporcionaria ajuda legal e financeira. O UNODC trabalha atualmente para o estabelecimento do fundo.

Reconhecer o compromisso político não é uma garantia de sucesso, disse o diretor geral do UNODC, fazendo um apelo aos doadores. "Neste momento, aquilo que o fundo mais precisa é gás para funcionar. Eu chamo todos os Estados Membro, o setor privado e filantrópico a contribuir generosamente com este fundo que será lançado nos próximos meses, pois o suporte financeiro será o pivô para o sucesso do fundo", alertou Fedotov.

Na esteira da Estratégia Global para a Mulher e a Saúde da Criança, um esforço mundial iniciado pelo Secretário-Geral Ban Ki-moon para salvar a vida de mais de 16 milhões de mulheres e crianças, o grupo faz uma contribuição oportuna para promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pois estes dizem respeito à violência de gênero, à saúde e à discriminação social.

O UNODC tem atraído a atenção às demandas das vítimas do tráfico por meio da Iniciativa Global de Combate ao Tráfico de Pessoas ( UN.GIFT), a Campanha Coração Azul, a campanha global e os embaixadores da boa vontade. O Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas, os toolkits anti-tráfico e manuais, documentários, informação pública e assistência técnica também desempenham um papel importante na mobilização da opinião pública contra esse crime.

O mandato do UNODC tem como base a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e o protocolo adicional sobre o Tráfico de Pessoas.

Para ler o discurso de Yury Fedotov na íntegra em inglês, clique aqui.

Informação relacionada:

Faça parte da Campanha Coração Azul no Facebook

Plano de Ação contra o Tráfico de Seres Humanos e o Tráfico de Migrantes

Plano de Ação Global das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Todas as notícias