10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental

10 de outubro de 2010 - Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, divulgou uma mensagem conclamando os estados-membros a se engajar na melhoria das condições de vida das pessoas portadores de transtornos mentais. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) compartilha dessa mensagem, observando as relações entre o uso abusivo de drogas e suas consequências à saúde.

Leia a mensagem divulgada pela secretaria-geral:


Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon:
"Não pode haver saúde sem saúde mental

Mensagem pelo Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro de 2010

Vienna, 10 de outubro de 2010 - A Declaração Universal dos direitos Humanos e a Convenção Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais garantem o direito a toda pessoa de desfrutar dos mais altos padrões possíveis de saúde física e mental, incluindo o acesso a cuidados e serviços médicos, sem discriminação de qualquer tipo.

A Carta da Organização Mundial de Saúde faz referencia aos aspectos físicos, mentais e sociais do nosso bem-estar, todos relacionados. Os transtornos mentais afetam seriamente o nosso corpo e nossas relações sociais, enquanto que problemas de saúde física, especialmente quando são severos e delongados, podem levar ao isolamento social e a distúrbios mentais.

Muitos países, no entanto, carecem de tratamento para aqueles que sofrem de transtornos mentais - apesar de  se tratar de um tratamento relativamente barato e simples de oferecer. A maioria das pessoas com transtorno mental, neurológico e desordem mental por uso de substâncias não recebe sequer os cuidados básicos. Isso, mesmo em se tratando de serviços essências, se desejamos oferecer esperanças de uma vida com dignidade a um dos grupos de pessoas mais marginalizadas no mundo, especialmente em países em desenvolvimento,

O Programa de Ação para Preencher as Lacunas na Saúde Mental, da Organização Mundial de Saúde, é uma resposta global à crescente demanda por esses serviços. Eu chamo todos os países a abraçar e a atingir os objetivos desse programa. Com o cuidado e atenção adequados, dezenas de milhões de pessoas poderiam receber tratamento para depressão, esquizofrenia, epilepsia entre outros transtornos.

Precisamos romper as barreiras que continuam excluindo todos aqueles com problemas mentais ou psicológicos. Não há lugar no mundo para discriminação contra aqueles com transtornos mentais. Não pode haver saúde sem saúde mental.

Todas as notícias