A sociedade civil tem um papel crucial no combate ao crime organizado transnacional, diz representante do UNODC

21 de outubro de 2010 - Durante encontro com organizações não governamentais, o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Yury Fedotov, elogiou o papel que as organizações da sociedade civil cumprem na linha de frente na luta contra o crime organizado transnacional e o apoio que prestam às vítimas.

Realizado ontem, como atividade paralela à V sessão da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, este foi o primeiro encontro de Fedotov com a comunidade de ONGs desde que assumiu a representação do UNODC, em setembro deste ano. A reunião foi organizada pela ONG Aliança sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (Alliance on Crime Prevention and Criminal Justice, em inglês), uma organização guarda-chuva que representa centenas de organizações que trabalham na prevenção ao crime, na reforma da justiça criminal e na proteção às vítimas do tráfico de pessoas e de outras formas do crime organizado.

O representante da ONG, Michael Platzer, destacou as formas como as ONGs apóiam o trabalho do UNODC, pediu maior cooperação e ressaltou a importância de angariar o apoio de organizações não governamentais. Platzer enfatizou ainda que o UNODC poderia aproveitar melhor a base liderada pelas redes da sociedade civil. "As pessoas que se preocupam com os temas com os quais os seus organismos intergovernamentais lidam são conhecedoras profundas e especialistas que o UNODC poderia aproveitar melhor".

De acordo com Fedotov, a contribuição das ONGs é muito importante. "O testemunho das ONGs é crucial no debate internacional sobre prevenção ao crime organizado e a proteção das vítimas", disse. Fedotov ressaltou ainda que a natureza transnacional, sem fronteiras do crime organizado é uma característica que precisava dos grupos da sociedade civil para que estes trouxessem o seu conhecimento para apoiar os Estados-Membros nos seus esforços.

Fedotov também falou de sua satisfação devido ao grande número de ONGs representadas na V sessão da Conferência e esclareceu que ele está "pessoalmente comprometido em oferecer às ONGs uma plataforma para o apoio mútuo para denunciar injustiças e atuar a favor das vítimas que todos queremos servir". Ele disse ainda que, sem uma cooperação mútua muito próxima, ele e sua equipe não serão capazes de atender o mandato do UNODC.

Sobre os passos a serem dados pelos grupos da sociedade civil para avançar nos resultados da sessão da Conferência das Partes, o Diretor do UNODC aconselhou as ONGs a intensificar o papel de defensores e que garantam que suas demandas sejam ouvidas pelos Estados Membro, e acrescentou que ele deseja manter o diálogo com as ONGs no futuro.

Todas as notícias